CEO da Samsung admite que Galaxy AI pode ter funções pagas no futuro

TM Roh, presidente da divisão de celulares da Samsung, disse em entrevista que a empresa estuda mercado para avaliar planos de assinatura para o Galaxy AI

Felipe Freitas
Por
Botão colorido "Generate" no smartphone
Galaxy AI é recurso gratuito e nativo do Galaxy S24, mas pode ter versões pagas no futuro (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O Galaxy AI pode contar com versões pagas a partir de 2025. TM Roh, presidente da divisão de smartphones da Samsung, disse em uma entrevista para o jornal indiano ET Telecom que a empresa estuda os perfis dos consumidores para saber como lidar com as funções de inteligência artificial no futuro. Na entrevista, Roh indica que existem clientes dispostos a pagar por uma IA mais potente.

Ao anunciar o Galaxy AI e a linha Galaxy S24, a Samsung revelou que a sua inteligência artificial não será cobrada — pelo menos não até 2025. Em entrevista exclusiva ao Tecnoblog, o vice-presidente Gustavo Assunção disse que a Samsung não tem planos de cobrar pela IA. O executivo destacou que objetivo da marca é democratizar o acesso à inteligência artificial.

Galaxy AI pode seguir modelo de negócio de outras empresas

Mão segurando smartphone, visto de perto
Samsung pode lançar Galaxy AI com diferentes capacidades de desempenho, porém só lá em 2025 (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A declaração de TM Roh não foge desse objetivo. Afinal, ao lançar assinaturas da Galaxy AI para quem busca maior desempenho, a versão com processamento mais básico continuaria gratuita — e atendendo a necessidade de quem a usaria para atividades mais simples. Esse modelo de negócio é usado pela OpenAI com o ChatGPT Plus e pela Microsoft com o Copilot.

Ele disse que a Samsung analisou os consumidores e concluiu que existem diferentes níveis de necessidade para inteligência artificial em smartphones. Para o executivo, alguns clientes ficarão satisfeitos com as ferramentas gratuitas do Galaxy AI, enquanto outros vão querer recursos mais potentes. “Então, no momento futuro de tomar essa decisão, levaremos em consideração todos esses fatores”.

Essa decisão pode ser tomada ainda esse ano. A Samsung promete que o Galaxy AI permanecerá gratuito pelo menos até janeiro de 2025. Essa novidade desembarcou primeiro no S24 e deve chegar ao Galaxy S23 até o fim de 2024, conforme apurou o Tecnoblog, bem como ao Galaxy Z Fold 5, Z Flip 5 e Tab S9.

Com informações: AndroidAuthority e ET Telecom

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados