Claro promete lançar TV via streaming nas próximas semanas
Lançamento é confirmado por José Félix, presidente da Claro; Streaming Box terá canais ao vivo e aplicativo da Netflix
Lançamento é confirmado por José Félix, presidente da Claro; Streaming Box terá canais ao vivo e aplicativo da Netflix
A Anatel confirmou que a TV por assinatura pela internet não deve ser regulamentada pela agência, e já há um movimento de mudanças no setor: a Claro se prepara para lançar sua plataforma de streaming de canais pagos nas próximas semanas. O serviço deve brigar com a modalidade tradicional de TV paga, e com aplicativos das próprias emissoras.
O CEO da Claro, José Félix, informou nesta terça-feira (15) durante o Painel Telebrasil que houve alta na busca por entretenimento e maiores velocidades de internet na pandemia, e afirmou: “iremos lançar em questão de semanas ou um pouquinho mais uma série de pacotes alternativos para os clientes que não têm acesso à televisão oferecida pela Claro”. Em agosto, o executivo afirmou que o serviço terá um custo mais baixo que a TV por assinatura tradicional.
Em julho de 2020, o Tecnoblog revelou com exclusividade o Claro Streaming Box, que leva acesso a emissoras de TV aberta, canais de esporte e conteúdo do Telecine, HBO, Fox Premium, Paramount+, Looke, Philos, Premiere e Combate, além de aplicativo da Netflix.
O serviço em questão é vinculado a uma TV Box, que se conecta na internet via Wi-Fi ou cabo de rede. A instalação é feita pelo próprio cliente; com isso a operadora deve economizar com mão-de-obra de técnicos e cabos coaxiais.
Ainda não foram divulgados detalhes como preços, planos e programação, mas o manual informa que a TV Box será fornecida gratuitamente em comodato – ou seja, deve ser devolvida em caso de cancelamento da assinatura. A cartilha também informa que o produto é adequado para quem não está interessado em TV a cabo, e que a experiência “completa” continua disponível nos pacotes tradicionais da NET.
A migração para a TV pela internet pode ser vantajosa para a Claro. Como o streaming é considerado um Serviço de Valor Agregado (SVA), a empresa deixará de pagar uma série de impostos que incidem na TV por assinatura tradicional (SeAC), como ICMS, FUST, Funttel e Condecine, arcando apenas com o ISS.
Por outro lado, a empresa terá concorrência, uma vez que esse movimento é estudado por programadoras e operadoras como a Oi. Recentemente, a Globo anunciou o Globoplay + canais ao vivo, com acesso ao streaming da empresa mais os canais da Globosat, como SporTV, GNT, Multishow e Viva. A emissora também comercializa o Premiere e Combate pela internet.