Cocreator do Paint para Windows 11 vai exigir NPU e conta Microsoft

Cocreator no Paint é uma IA que gera imagens detalhadas a partir de instruções do usuário, mas requer um Copilot+ PC para funcionar

Emerson Alecrim
Por
Cocreator no Paint para Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)
Cocreator no Paint para Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)

O Paint é o editor de imagens nativo do Windows, mas raramente é usado para trabalhos elaborados por ser muito simples. Eis então que a Microsoft implementou uma inteligência artificial (IA) para “turbinar” a ferramenta no Windows 11. Só há um porém: o Cocreator, como é chamado, requer uma NPU e uma conta Microsoft.

IA generativa para imagens

O Cocreator é uma tecnologia de IA generativa, para ser exato. O recurso gera automaticamente uma imagem a partir da descrição feita pelo usuário, ou seja, utiliza prompts, em uma dinâmica que lembra ferramentas como Dall-E e Midjourney.

Também é possível usar o Cocreator para gerar imagens detalhadas a partir de esboços. No vídeo de demonstração mais abaixo, é possível ver a ferramenta criando uma imagem de uma cadeira e um guarda-sol na praia a partir de um desenho feito pelo usuário no Paint.

Pode-se ainda definir o estilo visual do resultado, fazendo a imagem ter um efeito 3D ou remeter a uma pintura em aquarela, por exemplo.

Em resumo, as possibilidades de uso do Cocreator no Paint do Windows 11 são variadas. Mas há um preço a se pagar por isso.

Requer um Copilot+ PC

O que temos visto até o momento em IA generativa são aplicações baseadas na internet. Mas recursos como o Cocreator foram idealizados para funcionar de modo local (offline), tanto quanto possível. Não surpreende a Microsoft ter confirmado que a ferramenta exigirá uma NPU.

Tem mais: é preciso que essa NPU tenha 40 TOPS de capacidade ou mais. É sempre válido lembrar que 1 TOP corresponde a 1 trilhão de operações por segundo. Trata-se de um parâmetro que vem sendo usado para mensurar a capacidade de execução de tarefas de IA por um chip.

Por conta dessa exigência, O Cocreator do Paint só funcionará em computadores que fazem parte da categoria Copilot+, que são aqueles que atendem aos requisitos mínimos de hardware necessários para a execução local de tarefas de IA no Windows 11.

Requisitos mínimos de um Copilot+ PC (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Requisitos mínimos de um Copilot+ PC (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Também é preciso ter uma conta na Microsoft

O detalhe que mais chama a atenção é a exigência de que, mesmo atendendo ao requisitos necessários para execução local de IA, o Cocreator só funcione se o usuário estiver conectado à internet e tiver feito login com a sua conta na Microsoft.

Em uma página de ajuda do Windows 11, a companhia explica:

O recurso requer uma Unidade de Processamento Neural (NPU) para gerar imagens localmente em seu computador. Não há restrições sobre quantas imagens você pode gerar. Porém, para usar o Cocreator, você deve usar sua conta da Microsoft e ter conexão à internet para acessar serviços de nuvem que garantem o uso seguro da IA.

Seja como for, a expectativa é a de que o Cocreator seja liberado no Paint quando o Windows 11 24H2 for lançado oficialmente, o que deve acontecer a partir do próximo trimestre. É possível que, na ocasião, o Cocreator passe a se chamar Image Creator (Criador de Imagem, em tradução livre).

Relacionados