Facebook e Ray-Ban devem anunciar óculos inteligentes nesta semana
Óculos de realidade aumentada do Facebook em parceria com a Ray-Ban podem ser apresentados no dia 9 de setembro; detalhes sobre recursos ainda são um mistério
O Facebook e a Ray-Ban revelaram nesta terça-feira (7) o teaser sobre um anúncio a ser feito no dia 9 de setembro, próxima quinta. Como já entrega a imagem do convite, provavelmente trata-se da apresentação dos óculos de realidade aumentada da empresa de Mark Zuckerberg, prometidos em 2020. Vídeos publicados pelo chefe de AR/VR do Facebook, Andrew Bosworth, mostram ainda o que parecem gravações feitas com os novos dispositivos.
- Dona do TikTok compra startup de realidade virtual para brigar com Facebook
- Experimentando o futuro: Filtros AR e quem está por trás deles
Como notou o The Verge, as publicações de Bosworth no Twitter mostram cenas de ponto de vista do próprio Andrew e de Zuckerberg durante atividades esportivas, como uma partida de golfe e pescaria em um barco (com as duas mãos ocupadas e, portanto, sem um smartphone para gravar a situação).
Os vídeos, que não vêm com explicações adicionais além de um emoji com óculos escuros 😎, parecem indicar que os dispositivos inteligentes, provavelmente usados para captar as imagens, resistem aos cenários mais adversos, ficando presos ao rosto mesmo durante a prática esportiva.
A Ray-Ban diz em seu site que “esta é uma história que você vai querer seguir” (em tradução livre) — o que obviamente é uma referência para os Stories da rede social. Portanto, é bem provável que os óculos estejam realmente prontos para o mercado e se integrem à sua conta do Facebook ou Instagram para publicações imediatas. Resta saber por quanto — e se chegam ao Brasil.
Óculos inteligentes são um passo para imersão em AR
Ainda não há muitos detalhes sobre o que os novos óculos do Facebook serão capazes de fazer. Apesar disso, a empresa garante que o design terá o formato “icônico” dos produtos da Ray-Ban e “permitirá que você faça coisas bem legais”. A big tech afirma ainda que os dispositivos “combinarão tecnologia inovadora com estilo moderno e ajudarão as pessoas a se conectar melhor com amigos e familiares”.
Na época do anúncio da parceria com a controladora da Ray-Ban, EssilorLuxottica, a rede social afirmou que este seria apenas um passo para uma projeto bem maior, que deve resultar no metaverso proposto por Mark Zuckerberg.