Galaxy S20 FE 4G com Snapdragon é atualizado para o Android 13
Samsung distribui a One UI 5 para o Galaxy S20 FE sem suporte ao 5G; todas as variantes do smartphone já contam com o Android 13 disponível
Samsung distribui a One UI 5 para o Galaxy S20 FE sem suporte ao 5G; todas as variantes do smartphone já contam com o Android 13 disponível
A Samsung atualizou a última variante do Galaxy S20 FE para o Android 13. Nesta quinta-feira (9), a marca sul-coreana disponibilizou a nova versão do sistema operacional com a One UI 5 para a edição do celular com 4G e processador Snapdragon. Com dessa liberação, a fabricante não tem mais nenhum celular da família Galaxy S a ser atualizado para o sucessor do Android 12.
Os primeiros rastros apareceram em um arquivo interno da Samsung acessado pelo Tecnoblog, indicando que o Galaxy S20 FE 4G com Snapdragon foi atualizado para o Android 13. Na nossa Comunidade, o leitor Igor também relatou que recebeu a nova versão do software.
“Passando pra avisar que saiu o Android 13 com a One UI 5 para o S20 FE 4G”, disse na madrugada de quinta-feira (9).
De acordo com a captura de tela publicada no tópico, o pacote pesa cerca de 2 GB e traz o patch de segurança de dezembro de 2022. O mesmo é relatado por um participante do Samsung Members, que recebeu o update no mesmo dia.
Outros usuários comemoraram a disponibilização do Android 13 para o Galaxy S20 FE 4G.
“Chegou”, comemorou uma pessoa no mesmo dia. “Galera, saiu”, comentou mais um proprietário do celular.
“Finalmente, chegou!”, comentou outro usuário.
Vale ressaltar que o update é válido para unidades adquiridas no varejo (ZTO).
Normalmente, a Samsung emite uma notificação para informar que há uma nova versão do Android disponível. Mas também é possível fazer uma verificação manual:
Se o Android 13 estiver disponível, o celular irá alertá-lo para fazer a instalação. Para isto, basta ler as informações atentamente e, em seguida, iniciar o procedimento.
A atualização para o Galaxy S20 FE com Snapdragon dá fim a uma saga iniciada na última semana de dezembro.
Na época, a Samsung liberou a atualização tanto para o Galaxy S21 FE quanto para o Galaxy S20 FE. Mas apenas os proprietários das unidades com o chip Exynos puderam atualizar o smartphone até então.
Esta decisão causou inúmeras reclamações de proprietários do celular, pois não era possível instalar o Android 13 nos modelos com Snapdragon.
Um mês depois, a Samsung começou a distribuir a One UI 5 para o Galaxy S20 FE com Snapdragon. Mas havia um porém: dessa vez, a atualização era exclusiva para as unidades com 5G.
Com a estreia de hoje, a marca sul-coreana encerrou o ciclo. Mas aí fica a dúvida: se a atualização já estava disponível no exterior, por que demorou tanto para chegar ao Brasil?
Além disso, por que a atualização veio com as correções de segurança de dezembro? Não era melhor liberá-la com o patch de fevereiro de 2023, deixando o celular mais seguro?
De toda forma, é preciso considerar que a Samsung atualizou quase cinquenta celulares e tablets entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Enquanto isso, existem outras marcas que não liberaram o Android 13 para nenhum celular.