Galaxy S24 FE é homologado pela Anatel e deve ser lançado em breve

Homologação na Anatel permite venda do Galaxy S24 FE no Brasil; celular da Samsung poderá vir com tela de 6,7 polegadas e chip Exynos 2400

Emerson Alecrim Everton Favretto
Por e
• Atualizado ontem às 11:05
(Imagem: Reprodução/Android Headlines)
Suposto Samsung Galaxy S24 FE (imagem: reprodução/Android Headlines)

O Galaxy S24 FE está em vias de se tornar oficial, inclusive no Brasil: um aparelho identificado como SM-S721B/DS foi homologado nesta semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Essa identificação é justamente o codinome do novo celular “premium econômico” da Samsung.

A homologação na Anatel é um processo no qual o órgão verifica se um dispositivo com recursos de telecomunicações cumpre as normas de qualidade, segurança e funcionamento vigentes para o Brasil. Após a obtenção do certificado, o aparelho pode ser comercializado no país.

Ainda não há informação sobre disponibilidade oficial do Galaxy S24 FE no Brasil ou em outros mercados. Mas o smartphone também já foi certificado por agências reguladoras de outros países. Isso sugere que o seu lançamento global está próximo.

Certificado do Samsung Galaxy S24 FE na Anatel (imagem: reprodução/Anatel)
Certificado do Samsung Galaxy S24 FE na Anatel (imagem: reprodução/Anatel)

O que esperar do Galaxy S24 FE no Brasil

A documentação da Anatel revela que o Samsung Galaxy S24 FE terá características como suporte a redes LTE (4G), 5G SA e NSA, e Wi-Fi 6E. O aparelho terá ainda slots para dois SIM cards e será acompanhado de um carregador de 25 W.

Vazamentos de dados anteriores sobre o Galaxy S24 FE sugerem ainda que o celular terá os seguintes atributos:

  • tela de 6,7 polegadas Dynamic AMOLED com resolução full HD+, taxa de atualização de 120 Hz e brilho de pico de 1.900 nits;
  • Chip Samsung Exynos 2400 (o mesmo que equipa o Galaxy S24 “normal” no Brasil);
  • Até 256 GB de armazenamento interno de dados;
  • Bateria de 4.565 mAh;
  • Três câmeras na traseira, com a principal tendo sensor de 50 megapixels;
  • Cores grafite, azul, branca ou prata, verde e amarela.
(Imagem: Reprodução/Android Headlines)
Galaxy S24 FE deve vir em cinco cores (imagem: reprodução/Android Headlines)

Lançamento e preço do Galaxy S24 FE

A Samsung ainda não informou uma data para o lançamento do Galaxy S24 FE, mas a expectativa é a de que isso aconteça em outubro de 2024. A recente homologação do aparelho pela Anatel reforça essa possibilidade.

Também não há informação oficial sobre preços. Mas o Galaxy S23 FE foi lançado em outubro de 2023 no Brasil custando R$ 3.999. Podemos imaginar então um valor igual ou pouca coisa maior para o Galaxy S24 FE a ser vendido no país.

É válido destacar que os aparelhos “FE” têm a proposta de oferecer uma experiência próxima a de um celular Galaxy topo de linha, mas com preços mais acessíveis. Para isso, a Samsung simplifica alguns recursos do dispositivo.

Nesse sentido, o Galaxy S24 FE virá para ser um smartphone um pouco mais econômico em relação à linha Galaxy S24 já disponível, cujas principais características são abordadas no vídeo a seguir:

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Temas populares