Galaxy Z Flip 4 é homologado pela Anatel e já pode ser vendido no Brasil

Futuro celular dobrável da Samsung, Galaxy Z Flip 4 pode ser lançado com câmera dupla, duas telas e ficha técnica avançada

Bruno Gall De Blasi Everton Favretto
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Samsung está se preparando para lançar a sua próxima leva de celulares dobráveis. Enquanto isso, o esperado Galaxy Z Flip 4 fez uma breve visita ao Brasil e foi homologado pela Anatel nesta terça-feira (12). Com a certificação, o smartphone com tela flexível já pode ser oficialmente vendido no comércio nacional.

A aprovação é destinada ao celular de modelo SM-F721B. O código também aparece na documentação da NBTC, a agência equivalente à Anatel na Tailândia, onde o nome “Galaxy Z Flip4” é mencionado, segundo Abhishek Yadav no dia 13. A entidade asiática também certificou o Galaxy Z Fold 4 sob o modelo SM-F936B/DS.

O modelo também foi citado pelo holandês GalaxyClub.

Os arquivos da Anatel acessados pelo Tecnoblog dão outros detalhes sobre o futuro smartphone dobrável. É o caso das unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Manaus (AM), Vietnã e Coreia. Sobre conectividade, o certificado de conformidade técnica cita o Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac/ax, 5G, NFC e o Wireless PowerShare.

O documento ainda traz uma surpresa: “o produto será comercializado” com o carregador EP-TA800B, de 25 watts. Se você acompanhou os últimos lançamentos do setor, deve saber que a Samsung seguiu os passos da Apple e parou de oferecer o acessório nas caixas de alguns modelos. Todavia, é melhor aguardar a confirmação.

Também há menções às baterias. O certificado indica que o telefone terá os componentes de modelo EB-BF723ABY e EB-BF724ABY. A Anatel, por outro lado, ainda não disponibilizou os documentos das duas peças.

Documento da Anatel informa que Galaxy Z Flip 4 será vendido com o carregador (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Documento da Anatel informa que Galaxy Z Flip 4 será vendido com o carregador (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Galaxy Z Flip 4: o que esperar? Quando chega ao Brasil?

O Galaxy Z Flip 4 tende a compôr a nova geração de celulares dobráveis da Samsung, ao lado do Galaxy Z Fold 4. Espera-se que o telefone mantenha a mesma estética das gerações anteriores. É o que sugerem as renderizações reveladas pelo 91Mobiles em parceria com Steve Hemmerstoffer, conhecido como OnLeaks, em 11 de maio.

Isto significa que o smartphone deve seguir o mesmo formato flip de antes. No lado de fora, o modelo tende a manter a tela secundária para ver notificações, controlar a reprodução de músicas e acessar outras informações rápidas. A Samsung também pode manter a câmera dupla de 12 megapixels. 

A parte de dentro possivelmente ficará igual. Isto significa que a tela interna será flexível com bordas finas e um pequeno furo para a câmera frontal. O site espera as seguintes dimensões: 165,1 mm de altura, 71,9 mm de largura e 7,2 mm de espessura. 

Em termos de especificações, o Galaxy Z Flip 4 ainda não teve muitos detalhes revelados. Mas espera-se que a ficha técnica avançada seja liderada pelo processador Snapdragon 8 Gen 1 ou Snapdragon 8+ Gen 1. Também há apostas de que a bateria ficará maior na nova geração.

A data de lançamento no Brasil ainda é um mistério. Todavia, levando o calendário do ano passado em consideração, espera-se que a Samsung revele o Galaxy Z Flip 4 e o Galaxy Z Fold 4 em agosto.

Certificado de homologação do Galaxy Z Flip 4 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Certificado de homologação do Galaxy Z Flip 4 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.