Gmail e Google Drive ficaram instáveis nesta quarta-feira (7)

Maps, Analytics e mais serviços do Google apresentavam lentidão e não funcionavam corretamente. Relatos de problemas começaram por volta de 18h15.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 3 dias
Logotipo do Google
Google (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Gmail, o Drive, o Maps e mais serviços do Google apresentaram problemas no início da noite desta quarta-feira (dia 07/08). Algumas plataformas ficaram completamente fora do ar, travadas em uma tela de carregamento. Outras ainda funcionam, mas apresentam lentidão e não funcionam direito.

A plataforma DownDetector, que reúne relatos de problemas técnicos em serviços da web, mostrava picos de reclamações no Google e no Gmail. Nos dois casos, as dificuldades começaram a ser reportadas por volta das 18h15. Por volta das 21h, as reclamações caíram rapidamente.

Gráfico mostra volume alto de reclamações sobre o Google entre 18h e 21h
Volume de problemas reportados teve uma subida repentina no fim da tarde (Imagem: Reprodução / DownDetector)

Os relatos apareceram apenas na versão brasileira do DownDetector. Versões de outros países apresentam volume normal de queixas.

Na rede social X (antigo Twitter), usuários expressaram sua insatisfação com Google Drive, Google Ads e Analytics.

Aqui no Tecnoblog, percebemos lentidão na busca do Gmail, além de erros ao visualizar anexos e pesquisar mensagens. Também notamos dificuldades no acesso ao Google Maps. O Analytics ficou offline e não saía da tela de carregamento.

Também no X, alguns usuários conseguiram acessar o Google e seus produtos após alterar o DNS, sistema responsável por “traduzir” endereços de sites em IPs.

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google no Brasil e atualizará este post quando receber uma resposta.

Atualizado às 0h27 de 08/08, após a volta dos serviços.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.