Google Assistente em português chega a todos os Androids compatíveis
O Google Assistente é a evolução do Now On Tap, permitindo fazer buscas e realizar comandos usando sua voz. Ele já estava em testes no Brasil, como o Tecnoblog noticiou com exclusividade em maio, e começou a chegar a todos os dispositivos Android compatíveis.
O Assistente em português está disponível para smartphones Android com 7.0 Nougat e 6.0 Marshmallow. Versões antigas (como o Lollipop) não serão contempladas, e nem tablets.
Eu recebi o Assistente ontem à noite no meu Moto Z. Surge uma notificação no aparelho dizendo que o Assistente “está pronto”; toque nela, e você será levado a uma tela “Configurando…”. Um tutorial mostra que você pode configurar alarmes, ligar para seus contatos, pedir recomendações de restaurantes, ou simplesmente dizer “conte uma piada”.
Depois, você precisa dizer “OK Google” três vezes, para refinar o reconhecimento de voz; e escolher se quer desbloquear o smartphone com a voz. (Eu não recomendo, e o próprio Google diz que “este é um recurso menos seguro”.)
Então o Assistente está realmente pronto para começar. Pressione e segure o botão Home, e ele aparece na parte inferior da tela. Diga (ou digite) “O que você pode fazer?” para obter sugestões do que perguntar. Isso inclui:
- definir alarmes e timers
- criar lembretes
- enviar mensagens via SMS, WhatsApp, Telegram, entre outros
- jogar
- obter a previsão do tempo
- obter classificações de times e outras informações de esporte
- receber as principais notícias
- realizar chamadas
- realizar buscas na web
- fazer traduções
- obter recomendações sobre bares, restaurantes, cinemas e mais
- obter informações sobre viagens (voos, restaurantes no exterior etc.)
Na maior parte, são coisas que você já podia fazer com o Google Now, mas com uma interface nova. Vale lembrar também que o Assistente estava disponível desde dezembro no aplicativo de mensagens Allo; agora você não é mais obrigado a usá-lo para tanto.
No tutorial, o Assistente diz que consegue fazer alguns recursos mais avançados, como “ative a lanterna”. Infelizmente, ele não entende e procura estabelecimentos com “lanterna” no nome:
Mas, como diz o Google, “esperamos que o Assistente aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa”. Você já está usando? O que achou?
Com informações: Google.