Google Chrome reativa suporte a FTP durante pandemia

Google reativa FTP no Google Chrome devido aos impactos causados pela COVID-19 (novo coronavírus)

Bruno Gall De Blasi
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Google Chrome

O Google optou por reativar o suporte ao FTP no Google Chrome. O protocolo estará disponível aos usuários do navegador durante a pandemia de COVID-19 (novo coronavírus), devido aos impactos causados pela doença no mundo.

O retorno ao suporte ao protocolo é uma interrupção de um plano de anos da Google. Desde 2014, desenvolvedores da empresa buscam meios para desativar o FTP no navegador, o que só veio a acontecer na semana passada, com o lançamento do Chrome 81, cuja ativação seria possível somente pelo “chrome://flags/#enable-ftp”.

Agora, o protocolo voltará a funcionar no Google Chrome devido aos impactos causados pelo novo coronavírus. A alteração foi revelada em um tópico no fórum de bugs do Chromium pelo engenheiro de software do Google, Asanka Herath, em 9 de abril.

“Tudo bem, pessoal. Devido à crise atual, vamos “de-desativar” o FTP no canal estável do Chrome”, explica o engenheiro. “O FTP começará a funcionar novamente”.

A medida, porém, é temporária. Ou seja, os desenvolvedores do Google Chrome ainda planejam remover o suporte ao FTP após o fim da pandemia.

“Recomeçaremos a desativação quando as pessoas estiverem em uma posição melhor para lidar com possíveis interrupções e migrações”, afirma Herath.

Com informações: Bleeping Computer e Chromium

Leia | O que é FTP?

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.