Google Fotos estreia retrospectiva com suas melhores fotos de 2024
Biblioteca de fotos pessoais do Google permite que usuários relembre os seus principais momentos de 2024 dividido em diferentes categorias
Biblioteca de fotos pessoais do Google permite que usuários relembre os seus principais momentos de 2024 dividido em diferentes categorias
O Google Fotos entrou na onda e lançou uma retrospectiva das melhores fotos dos usuários em 2024. O app de biblioteca de fotos permite que os usuários relembrem alguns dos momentos mais marcantes do ano, incluindo Sorrisos do Ano, Maior Sequência, Rostos que Mais Apareceram e Cores do ano.
Em 2019, segundo o próprio Google, o Fotos contava com mais de um bilhão de usuários. A empresa não divulgou informações sobre esses dados nos anos seguintes. A publicação mais recente sobre o caso é de 2023, quando o Google reforçou que havia mais de um bilhão de usuários do serviço.
Ao abrir o aplicativo, você verá na parte superior da tela os cartões que mostram as categorias da retrospectiva de 2024: Maior Sequência, Sorrisos do Ano, entre outros. Clique nos card e veja a apresentação criada pelo aplicativo do Google.
A ferramenta de retrospectiva do Google também permite usar o Gemini para melhorar a revisão do ano de 2024.
Se hoje praticamente todo aplicativo possui a sua ação promocional de retrospectiva, a culpa é do Spotify. O serviço de streaming de música, líder no segmento, lançou o Wrapped em 2015 — na época ainda era chamada de Year in Music. Some isso com as redes sociais e tchanã, propaganda gratuita e orgânica com os usuários compartilhando sua retrospectiva musical.
Se você tem Instagram, deve ter se cansado dos stories na quarta-feira (4), quando o Wrapped 2024 foi lançado. Pelo menos no meu feed, a cada 5 stories, 6 eram pessoas mostrando sua retrospectivas — e a maioria publicando mais de dois stories sobre isso.
Pouco depois do primeiro Wrapped, outras empresas começaram a repetir a ideia. O Deezer, rival do Spotify que é mais popular em alguns países da Europa, lança a sua retrospectiva em novembro, buscando se antecipar em relação ao rival. O Amazon Music e Apple Music também possuem suas ações de relembrar músicas e artistas mais ouvidos no ano.
A corujinha do Duolingo também divulga a retrospectiva anual de aprendizado dos usuários. Neste ano, o recap do Duo mostra até qual foi o amigo que mais dividiu quests com você. A retrospectiva mostra as línguas que você mais estudou e o seu ranking entre os que mais usaram o app (eu estou entre os 9% que mais estudaram).
Até o iFood tem a sua própria retrospectiva, mostrando ao usuário o tipo de comida mais pedida, o dia da semana em que você mais usa o app e horas economizadas ao pedir lanches.
O que os apps ganham com isso? O mesmo que o Spotify ganhou com o Wrapped: propaganda gratuita.
Com informações: Android Authority