Há quase um ano que o Google anunciou uma função que permite que você compartilhe apps, livros e outras compras feitas no Google Play com um grupo de até seis familiares. Agora, a funcionalidade está sendo levada a outros serviços da empresa, como YouTube, Calendar e Keep.

As pistas de que o Famílias, como o recurso é chamado no Brasil, iria ser ampliado surgiu na última edição do Google I/O. No evento, o Google mostrou as novas opções de compartilhamento do Photos, incluindo a capacidade de sincronizar os seus álbuns com os de familiares automaticamente.

No caso do Google Keep, se você criar ali uma lista de compras, por exemplo, poderá compartilhá-la rapidamente com os membros do grupo. A nota com a lista será identificada com um ícone para deixar claro que os familiares têm acesso a ela. Todos os integrantes podem alterar ou adicionar informações.

Google Grupo Familiar

Já no caso do Calendar, o grupo familiar cria uma agenda específica da família que se sincroniza automaticamente com as contas dos demais participantes. Novamente, todos os membros podem editar os dados.

Com o YouTube, o Famílias parece desnecessário à primeira vista, afinal, é fácil compartilhar conteúdo ali. O que o Google está fazendo, na verdade, é permitir que uma assinatura do YouTube TV seja compartilhada com a família (somente nos países em que o serviço está disponível, é claro).

A nova funcionalidade já começou a ser liberada, inclusive no Brasil, mas pode demorar alguns dias para cobrir todas as contas elegíveis. Alguns recursos podem não funcionar no iOS, porém.

Embora o Google não tenha comentado o assunto, a expectativa é a de que o Famílias possa contemplar mais serviços em breve, como o Drive e o Maps.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.