Google Maps ajuda a (tentar) evitar ônibus e trens lotados em mais cidades
Ferramenta do Google Maps vai ajudar usuário a fugir de transporte lotado com previsão de assentos em ônibus e trens e até monitorar trânsito em tempo real
Ferramenta do Google Maps vai ajudar usuário a fugir de transporte lotado com previsão de assentos em ônibus e trens e até monitorar trânsito em tempo real
À medida que o mundo tenta a se acostumar com o “novo normal” criado pela pandemia de COVID-19, o Google Maps vai expandir para mais 10 mil agências de trânsito em 100 países a ferramenta que avisa em tempo real se meios de transporte, como ônibus, estão lotados. Além disso, o app de navegação terá uma aba de histórico de localização, com registro de horas de caminhada e visitas a pontos turísticos.
O Google Maps vai expandir sua ferramenta de Inteligência Artificial que antecipa lotação de transporte público em tempo real para mais países. A ferramenta já funciona no Brasil desde novembro de 2020.
Apesar do recurso que prevê assentos vazios em ônibus e metrô ter sido anunciado em 2019, o Google afirma que agora consegue medir o nível do trânsito em algumas metrópoles, como em Nova York (EUA) ou Sydney (Austrália), graças aos dados de órgãos públicos.
O app é capaz de avisar quando é melhor sair de casa para pegar menos trânsito ao caminho do trabalho. Em algumas cidades, é prudente sair antes do horário do rush, entre 16h e 17h: as chances de conseguir um assento no transporte público são maiores.
O Google assegura que “pensou na privacidade” ao desenvolver a ferramenta. “Nós aplicamos tecnologia de anonimização que é usada mundialmente e uma técnica de privacidade diferenciada ao Histórico de Localização para assegurar que os dados continuem protegidos e privados”, afirma a empresa.
Outra atualização do Google Maps vai acrescentar uma aba chamada de Timeline Insights. O novo recurso trará um “histórico de localização”. A companhia afirma em publicação em seu blog oficial que o app de navegação vai contabilizar tempo de caminhada, pedal ou transporte utilizado pelo usuário.
Além de levantar o tempo gasto em locomoção, o relatório do Timeline Insights também vai acompanhar a duração de visitas a locais como parques, restaurantes e lojas.
Saudades de viajar? Quem usa a Timeline no app do Maps para Android — disponível por enquanto apenas nos EUA — pode acessar a uma aba nova chamada “Viagem”. Dentro dela, o usuário pode formular uma lista de localizações prediletas para planejar futuras viagens, desde locais visitados até hotéis em que o usuário se hospedou.
O Google também trouxe um update à página de review de restaurantes para torná-las mais detalhadas: as críticas agora trazem a opção de incluir faixa de preço e horário da refeição.
O usuário pode avaliar o serviço de delivery do restaurante — que tornou-se estratégico para muitos estabelecimentos durante a pandemia. A nova atualização para reviews já está disponível a usuários de Android nos EUA. O Google deve liberar o update para iOS em breve.