Huawei confirma lançamento de dobrável de três telas para setembro

CEO Richard Yu confirmou durante evento que primeiro smartphone tri-fold da Huawei será lançado em setembro. Chegada do aparelho será somente para a China

Felipe Freitas
Por
Huawei Mate X
Huawei de três telas é confirmado por CEO após ele ser visto com o aparelho duas vezes (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Huawei confirmou através do seu CEO que o seu celular dobrável de três telas será lançado no próximo mês. Richard Yu, o chefão da empresa, deu essa declaração na última terça-feira (20), durante uma bate-papo com espectadores de um evento. Yu foi visto em duas oportunidades usando o smartphone tri-fold — ou pelo menos uma versão protótipo do aparelho.

Leakers como o Digital Chat Station, uma das principais fontes sobre celulares na China, havia apontado que o novo Huawei dobrável seria lançado antes do fim do ano. Com o anúncio previsto para o próximo mês, a fabricante dá um grande passo em relação as rivais locais, estreando um dobrável que até então só vimos em protótipos de conceito.

Huawei lançará dobrável de três telas

Nas imagens de Richard Yu com o dobrável de três telas, vemos um celular que não deve ser muito grosso para o formato. As fabricantes chinesas — e o Google — já contam com aparelhos mais finos que os modelos Galaxy Z Fold da Samsung. O Pixel Fold ainda perde para os smartphones chineses nisso, mas supera a sul-coreana.

Detalhe do smartphone dobrável de três telas da Huawei na mão do CEO da empresa (Imagem: Reprodução/WHYLAB/Weibo)
Detalhe do smartphone dobrável de três telas da Huawei na mão do CEO da empresa (Imagem: Reprodução/WHYLAB/Weibo)

O primeiro dobrável da Huawei veio em 2019, meses depois do lançamento do Galaxy Z Fold 1. 5 anos depois, a chinesa prepara para ser a pioneira nos celulares tri-fold — duas dobradiças que dividem a tela interna em três partes. Segundo rumores, o celular da Huawei terá um display de 10 polegadas.

Outras fontes apontam que o celular será equipado com um processador Kirin 9, fabricado pela própria Huawei. Na imagem de Richard Yu usando o smartphone, vemos uma ilha de câmeras bem protuberante na traseira.

O preço será caro, ainda que a Huawei esteja trabalhando para cortá-lo. Um rumor indica que o plano da empresa é vendê-lo por 29.000 yuans (R$ 22,2 mil). Para comparação, um iPad Pro M4 de 13 polegadas sai a partir de R$ 15.899 no site da Apple (que costuma cobrar mais que lojas de terceiros). É importante fazer esse paralelo porque dobráveis são uma opção para quem quer a portabilidade de um celular e tela de tablet.

Veja o nosso hands-on com o Huawei Mate X

Com informações: My Drivers, GSMArena e Android Headlines

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.