IA da Apple pode ser batizada apenas de AI

Segundo jornalista, big tech anunciará no WWDC 2024 que sua IA generativa será batizada de Apple Intelligence, formando a sigla “AI” para o produto

Felipe Freitas
Por
Logotipo da Apple
Apple escolheu nome criativo para a sua inteligência artificial — e que segue sua (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Apple pode ter escolhido um nome simples e criativo para a sua inteligência artificial: Apple Intelligence. O nome forma a sigla AI, a mesma usada em inglês para Artificial Intelligence. A informação foi divulgada por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg e especializado em assuntos da big tech.

Porém, a confirmação do nome da IA da Apple só vira na próxima segunda-feira (10). A data marca o início do WWDC 2024, evento em que a empresa anunciará novidades para os seus sistemas operacionais.

Em sua publicação na Bloomberg, Gurman reafirma que a Apple anunciará uma parceria com a OpenAI — o que deixa a Microsoft, principal investidora da OpenAI, preocupada. A empresa fornecerá a tecnologia necessária para levar IA generativa aos produtos da big tech. Além do iOS, iPadOS e macOS ganharão recursos de inteligência artificial.

O jornalista aponta que metade das duas horas da apresentação de abertura do WWDC 2024 será voltada para IA. Ao contrário dos últimos anos, nenhum novo hardware deve ser apresentado no keynote do evento.

WWDC 2024 começa na próxima segunda-feira (10) e terá foco em inteligência artificial para o ecossistema Apple (Imagem: Divulgação/Apple)
WWDC 2024 começa na próxima segunda-feira (10) e terá foco em inteligência artificial para o ecossistema Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

Suposto nome da IA segue estratégia da Apple

O possível nome da IA da Apple (que pode ser engraçado para alguns) também segue a estratégia de negócios da empresa. A big tech gosta de dar um nome próprio para os seus produtos — ainda que eles sejam tecnologias já conhecidas.

Por exemplo, o Vision Pro, para a Apple, não é um headset VR: é um dispositivo de “spatial computing” — inclusive ela recomenda que os aplicativos da App Store usem esse termo na descrição. Ao adotar o nome Apple Intelligence (AI), a big tech pode tentar se associar como pioneira na tecnologia, ainda que a Samsung e Google já usem IA nos seus celulares.

Seguindo a comparação, o grande marketing sobre o Vision Pro fez o headset ser o principal assunto de VR em anos nas semanas do seu lançamento. Parentes que nunca foram ligados em tecnologia vieram conversar comigo sobre o produto, acreditando que realmente era uma invenção da Apple. Agora é ver como será a reação do público com a IA da big tech.

Com informações: Bloomberg e The Verge

Relacionados