Tudo que o Instagram anunciou nos últimos dias

Rede social lançará em março o Edits, um editor de vídeos para rivalizar com o CapCut. Aba para exibir Reels curtidos por amigos não agrada

Felipe Freitas
• Atualizado hoje às 13:48
Resumo
  • O Instagram deve lançar em março o Edits, editor de vídeos para competir com o CapCut, da ByteDance, proprietária do TikTok.
  • A plataforma está testando um novo grid do perfil, com a exibição de fotos retangulares no lugar das quadradas para se alinhar ao formato vertical do feed.
  • De acordo com o CEO do Instagram, Adam Mosseri, uma nova aba também deverá mostrar os Reels curtidos pelos amigos, o que não agradou muitos usuários.

O Instagram anunciou grandes novidades nesses últimos dias. A rede social lançará em março o Edits, um editor de vídeos que deve rivalizar com o CapCut, da chinesa ByteDance, proprietária do TikTok. A plataforma também terá um novo grid no perfil e mostrará os Reels que você curtiu.

O que é o Edits do Instagram?

O Edits é um editor de vídeos do Instagram, o que significa que utiliza a identidade visual da rede social, terá integração com a plataforma e poderá ser usado para criar vídeos para outras plataformas. É o CapCut, mas da Meta.

Adam Mosseri, CEO do Instagram, até faz um comentário no início do vídeo de anúncio que dá a entender que a empresa está ciente dos problemas da ByteDance (dona do CapCut e TikTok) nos Estados Unidos — ele só não está ciente do problema com o player de vídeo do Instagram e Threads.

Ver no Threads

O CapCut do Zuckerberg Edits será lançado apenas em março, mas usuários do iOS já podem realizar a “pré-compra” do aplicativo na App Store. Mosseri informou que a “pré-venda” do Edits para Android será liberada em breve. Assim como o Threads, parece que o Instagram está se acelerando para pegar usuários de um rival que passa por problemas — lembrando que o Threads chegou sem recursos simples e necessários.

Queimou a língua, Zuckerberg?

Recentemente, durante uma participação no podcast de Joe Rogan, Mark Zuckerberg criticou a falta de inovação da Apple. Para ele, a empresa está há 20 anos empacada no iPhone.

Após copiar o Snapchat (Stories), TikTok (Reels) e X (Threads), agora a Meta anuncia mais um produto clonado para tentar pegar um público frustrado — ou que perdeu acesso a um serviço por conta de bloqueios. E nem o nome foi criativo, hein?

Qual a mudança no grid do perfil?

O grid de fotos do perfil agora está mais verticalizado. Ao abrir o perfil de qualquer pessoa, você verá que as fotos quadradas deram lugar a imagens mais altas, com uma proporção retangular. A mudança está alinhada ao próprio formato do feed do Instagram e dos celulares, que valorizam o consumo de conteúdo vertical.

Reels dedo-duro mostrando aos amigos o que você curtiu

Outra novidade revelada por Mosseri é a aba que mostra os Reels curtidos por seus amigos — e, consequentemente, mostra a eles o que você curtiu. Segundo o CEO, a ideia por trás dessa nova aba é gerar mais conexão entre os amigos, mostrando gostos em comum.

Nos comentários, o carinho da torcida foi grande. A galera não gostou muito de saber que os Reels que eles curtem serão visíveis para outras pessoas. Um dos comentários diz que se a pessoa quisesse compartilhar seus interesses, usaria as ferramentas de compartilhamento (como publicar nos Stories).

Já outro usuário citou que a ferramenta é assustadora, pois permitirá que terceiros vejam o que estamos curtindo. Parafraseando outro comentário: Mosseri não percebeu que a galera prefere uma função de editar comentários (tem até no Threads, mas não na rede principal).

Com informações de The Verge

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.