Instagram cria tag de nome para mais pessoas encontrarem seu perfil

A nova solução do Instagram é parecida com o Snapcode, mas não usa códigos

Victor Hugo Silva
• Atualizado há 3 anos
Tag de nome no Instagram

O Instagram liberou uma nova solução para permitir que você se conecte a outras pessoas com mais facilidade. Batizada de tag de nome, ela é basicamente uma tela com seu nome de usuário para alguém fazer a leitura com outro celular e encontrar o seu perfil.

Ao contrário do que acontece com no Snapchat, o método do Instagram não usa códigos, mas, sim, o seu nome de usuário. Após a leitura, a outra pessoa pode começar a te seguir ou acessar seu perfil para ver as últimas fotos.

Para ver sua tag de nome, basta ir até o seu perfil, abrir o menu – o ícone com três traços horizontais – e escolher a opção Tag de nome. Na tela seguinte, você verá uma espécie de cartão com seu nome de usuário.

A área pode ser personalizada: é possível mudar de cor ao tocar em qualquer área da tela ou mudar o estilo ao clicar no botão exibido na parte superior. Além do degradê, é possível escolher entre os estilos de emojis e de selfies.

Caso você queira usar seu celular para encontrar o perfil de outra pessoa, é possível ir na mesma tela e escolher a opção Ler uma tag de nome. Outra alternativa é ir diretamente na câmera do Instagram, que também consegue fazer a leitura.

O aplicativo ainda permite enviar a tag de nome para outras pessoas por meio de mensagens SMS ou de plataformas como o Facebook e o WhatsApp. A solução já está disponível em todo o mundo para usuários do Instagram no Android e no iOS.

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.