Não é só a Qualcomm que está apostando em conexão sempre ativa nos notebooks com Windows: a Intel anunciou nesta quinta-feira (22) que os modems da série XMM 8000 permitirão navegar na internet por meio de redes 5G em computadores lançados a partir do segundo semestre de 2019.
Os modems da série XMM 8000 foram anunciados em 2017. Ainda não temos muitos detalhes (mesmo porque a primeira especificação oficial do 5G foi publicada há apenas dois meses), mas sabemos que o XMM 8060 será compatível com redes 2G, 3G (incluindo CDMA), 4G e 5G, alcançando “velocidade de gigabits”.
No caso dos notebooks, o modem 5G da Intel pode permitir a mesma rapidez de uma rede Wi-Fi em qualquer lugar, dependendo do humor da sua operadora. A expectativa é termos velocidades individuais mínimas de 100 Mb/s de download e 50 Mb/s de upload e latência até a torre de apenas 4 milissegundos (o LTE determina 20 ms).
A Intel diz que o 5G em PCs permitiria “imersão em realidade virtual sem fios em qualquer lugar do mundo”, “baixar um arquivo de 250 MB no estacionamento em segundos” ou “participar de um jogo multiplayer enquanto você vai para a aula a bordo de um carro autônomo”.
Os primeiros notebooks com o modem 5G da Intel serão da Dell, HP, Lenovo e Microsoft; eles chegarão ao mercado no segundo semestre de 2019. Ainda assim, a própria Intel diz que as redes de quinta geração só devem decolar em 2020.