Intel anuncia processador Xeon Cascade Lake de 56 núcleos
Processador de 56 núcleos e 112 threads faz parte da nova família de chips Intel Xeon Scalable
Processador de 56 núcleos e 112 threads faz parte da nova família de chips Intel Xeon Scalable
Nem seis meses se passaram desde que a Intel anunciou um processador Xeon de 48 núcleos e, agora, a companhia apresenta um chip ainda mais generoso nos números: o novo Xeon Cascade Lake Advanced Performance (ou Xeon Cascade Lake AP) traz 56 núcleos e 112 threads. O suporte às memórias Intel Optane DC é outro atrativo da linha.
Para ser mais preciso, estamos falando da segunda geração da família Xeon Scalable, que é dividida em quatro linhas: Xeon Bronze, Xeon Silver, Xeon Gold e Xeon Platinum.
Com exceção da série Bronze, que conta com um único modelo (Xeon Bronze 3204), cada uma das linhas possui vários chips, como mostra a tabela mais abaixo. Parece um exagero, mas o objetivo da Intel com essa variedade é atender a uma ampla gama de aplicações: alguns chips são direcionados a atividades com grandes quantidades de RAM, outros são orientados a tarefas de rede e por aí vai.
O Cascade Lake de 56 núcleos aparece como o modelo mais poderoso dessa leva de lançamentos e é uma das quatro opções da série Platinum 9200:
Esses processadores são direcionados a servidores ou aplicações que demandam muito desempenho, e isso explica os números generosos. Mesmo assim, o TDP desses chips chama atenção. A própria Intel recomenda um bom sistema de resfriamento líquido para o Xeon Platinum 9282 (afinal, são 400 W!). Para os demais, pode-se usar algum mecanismo de dissipação com coolers.
Para chegar a tantos núcleos, a Intel recorreu a uma abordagem Multi-Chip Module (MCM). Isso significa que cada processador é formado por dois dies no mesmo encapsulamento. O Xeon Platinum 9282, por exemplo, é composto por dois chips Cascade Lake XCC (Extreme Core Count) de 28 núcleos.
Tal como destaca o Tom’s Hardware, os dois dies permitem ao processador ter acesso a 12 canais de memória DDR4 de 2.933 MHz. Com isso, um servidor com soquete duplo equipado com chips Cascade Lake AP pode contar com até 3 TB de RAM e taxa de transferência de memória de até 407 GB/s (gigabytes por segundo).
Não há grandes mudanças estruturais. Os novos chips Xeon Cascade Lake AP continuam baseados na plataforma Purley que, por sua vez, tem como base a arquitetura Skylake de 14 nanômetros — 14 nm++ para ser exato. A Intel diz, porém, que uma otimização melhorou o desempenho dos novos chips em até 30% na comparação com a geração anterior.
Além da enorme quantidade de núcleos, a Intel chama atenção para outros atributos, como o já mencionado suporte a memórias DDR4 de 2.933 MHz (contra até 2.666 MHz da geração anterior). Além disso, cada chip suporta agora até 1,5 TB de RAM (vem daí os 3 TB de RAM em soquete duplo citados anteriormente).
O suporte aos novos módulos DIMM de memória persistente Optane DC (Data Center) é outro destaque. A tecnologia funciona como uma espécie de ponte entre a memória RAM e o armazenamento, essencialmente. Como os dados permanecem armazenados nos módulos mesmo quando o computador é desligado (daí o “persistente”), as informações são carregadas com mais rapidez nas inicializações.
Não menos importante são as soluções contra as falhas Meltdown e Spectre. A Intel atenuou esses problemas em nível de hardware e, por conta disso, o desempenho deve ser menos afetado do que as correções aplicadas via firmware.
A Intel não divulgou os preços do processador de 56 núcleos, mas sabe-se que o Platinum 8280 (28 núcleos) — o modelo mais avançado da série Platinum 8200 — custa a partir de US$ 10 mil. Por aí já dá para perceber que a série Platinum 9200 é tudo, menos barata.
Com informações: AnandTech.