iPhone 11 e iPhone 11 Pro são homologados pela Anatel

Apple terá versão europeia do iPhone 11 no Brasil; iPhone 11 Pro Max está em processo de homologação na Anatel

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 11

A venda dos novos iPhones vai começar nesta sexta-feira (20) nos EUA, e o lançamento no Brasil não deve demorar: a Anatel homologou o iPhone 11 e o iPhone 11 Pro; enquanto isso, o iPhone 11 Pro Max já está sendo analisado pela agência reguladora. Ela certificou os modelos de celular que a Apple venderá na Europa, com suporte à frequência de 700 MHz usada no 4G brasileiro.

Os modelos homologados no Brasil são o A2215 (iPhone 11 Pro) e A2221 (iPhone 11). Além disso, o sistema da Anatel já demonstra dados do A2218 (iPhone 11 Pro Max) através da função autocompletar, mas a autorização ainda não foi liberada.

As versões homologadas na Anatel também serão vendidas na Europa, Ásia e Oceania — com exceção de China e Hong Kong, que possuem uma variante única.

iPhone 11 dos EUA não funciona no 4G de 700 MHz do Brasil

Enquanto isso, EUA e Canadá terão modelos próprios sem suporte ao 4G de 700 MHz usado no Brasil, que corresponde à banda 28. Ou seja, quem comprar um iPhone 11 na América do Norte até conseguirá utilizar o 4G brasileiro, mas apenas nas bandas 1 (2.100 MHz), 3 (1.800 MHz), 5 (850 MHz) e 7 (2.600 MHz), além das tecnologias 3G e 2G.

Nas principais cidades, as operadoras Claro, TIM e Vivo atuam tanto com 700 MHz como em outras frequências. Isso significa que o iPhone americano continuará funcionando com o 4G brasileiro, mas não necessariamente terá a mesma qualidade de sinal de outros smartphones.

Leia também: iPhone 11, 11 Pro e Pro Max dos EUA não funcionam no 4G de 700 MHz do Brasil

A banda 28 tem maior penetração de sinal em locais fechados. É bem provável que as operadoras prefiram ter 4G de 700 MHz em cidades do interior e em estradas: quanto menor a frequência, maior o alcance de sinal, permitindo cobrir mais áreas com menos estações rádio-base.

Se você é cliente da Oi, nem precisa se preocupar: a operadora não adquiriu licença de uso dessa frequência quando houve o leilão da Anatel.

Certificado de homologação do iPhone 11 (modelo A2215):

Certificado de homologação do iPhone 11 Pro (modelo A2221):

Com informações: MacMagazine.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados