iPhone 15 pode trazer super sensor da Sony para fotos em lugares escuros
Sensor da Sony é capaz de captar mais luz, melhorando a qualidade de fotos em ambientes escuros; componente deve ser implementado no iPhone 15
Sensor da Sony é capaz de captar mais luz, melhorando a qualidade de fotos em ambientes escuros; componente deve ser implementado no iPhone 15
As câmeras do iPhone vigoram entre os principais equipamentos do mercado de fotografia. Enquanto isso, a Apple está se preparando para garantir um desempenho superior ao seu próximo celular: segundo o Nikkei Asia nesta terça-feira (29), o iPhone 15 vai trazer um sensor da Sony que melhora a qualidade de fotos noturnas.
A próxima geração do smartphone tende a conferir mais poder de fogo aos recursos de fotografia. De acordo com o periódico, a Apple pensa em utilizar o novo componente, que será produzido na planta de Nagasaki, no Japão. A fabricante do iPhone seria uma das primeiras a aproveitar a tecnologia.
O sensor da Sony promete elevar a qualidade dos telefones de 2023. O Nikkei explica que a peça dobra o nível de saturação em cada pixel em relação aos concorrentes. Dessa forma, o componente é capaz de capturar mais luz para evitar fotos subexpostas, como acontece ao anoitecer ou em lugares fechados, por exemplo.
Ou seja, o iPhone 15 pode engrandecer um dos maiores sucessos da Apple: a câmera dos celulares.
Mas a Apple não é a única que sairá ganhando. O portal ressaltou que, em 2021, a Sony abocanhou quase metade do mercado global de sensores CMOS, com a Samsung em segundo lugar, segundo a Omdia. Mas a marca japonesa quer subir de 44% para 60% até 2025.
A câmera é uma das novidades mais aguardadas em todos os lançamentos. Segundo a pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, do Panorama Mobile Time/Opinion Box, a qualidade do equipamento de fotografia vigora entre as principais funcionalidades para os brasileiros ao comprar smartphone novo. Mas há um fator inusitado que vai chamar a atenção em 2023: o conector do iPhone 15.
Pois é, depois de anos, a Apple finalmente deve dar adeus ao Lightning. Espera-se que os sucessores do iPhone 14 cheguem às lojas com uma porta USB-C, assim como nos celulares Android. Mas isto não é bem uma boa vontade da fabricante: em outubro, a União Europeia aprovou uma lei para tornar o padrão obrigatório em equipamentos à venda no bloco, incluindo o iPhone.
O iPhone 15 ainda pode ser o primeiro celular da Apple com corpo de titânio. Mas esta não seria a única mudança: a variante Ultra também deve trocar os botões mecânicos por fixos.
Os sucessores do iPhone 14 devem ser anunciados no fim de 2023.
Com informações: Android Authority, Nikkei Asia e XDA-Developers
Leia | Photonic Engine: por dentro da técnica de fotografia computacional do iPhone