iPhone 16 no Brasil: saiba preços, cores e ficha técnica
Sucessor do iPhone 15 traz design renovado, chip Apple A18, botão físico para câmera, cinco opções de cores e outros recursos; confira os detalhes
Sucessor do iPhone 15 traz design renovado, chip Apple A18, botão físico para câmera, cinco opções de cores e outros recursos; confira os detalhes
A Apple anunciou o iPhone 16 em 9 de setembro e, no Brasil, colocará o celular em pré-venda a partir do dia 24. No país, os preços oficiais começam em R$ 7.799. A linha será vendida nas cores preta, branca, rosa, verde-acinzentado e ultramarino (tonalidade de azul que pende para o roxo). Com isso, a empresa da maçã atualiza o iPhone 15, que foi apresentado em setembro de 2023.
Confira, a seguir, as principais características do iPhone 16 e os seus diferenciais em relação à geração anterior.
No site brasileiro da Apple, o iPhone 16 tem os seguintes preços:
Os preços estão mais salgados do que no ano passado. A alta chega a 14,4%, principalmente por causa da oscilação do dólar no último ano, de acordo com especialista em telecomunicações ouvido pelo Tecnoblog. Com a renovação da linha, o iPhone 15 teve redução de preços e o iPhone 14 também ficou mais barato no país.
A pré-venda do iPhone 16 no Brasil começa em 24 de setembro, com as vendas oficiais previstas para o dia 27 deste mesmo mês.
A Apple divulgou as seguintes cores e acabamentos para a nova geração do celular:
As especificações do iPhone 16, considerando a versão convencional, com tela de 6,1 polegadas, são estas:
Uma das principais mudanças do iPhone 16 em relação à geração anterior está no módulo traseiro de câmeras, que voltou a ter alinhamento vertical, lembrando o design das linhas iPhone X e XR. Por ali encontramos uma câmera principal de 48 megapixel fazendo par com um sensor grande angular de 12 megapixels.
Mas, no quesito fotos, a principal novidade é a inclusão de um botão físico na lateral direita do celular dedicado às câmeras. Chamado de Camera Control (Controle de Câmera), o componente permite abrir o app de câmera rapidamente, tirar foto e iniciar a gravação de um vídeo, por exemplo.
A sua superfície sensível a toques também permite que o botão seja usado para ajustar parâmetros de câmera por meio de controles deslizantes.
Outro atrativo do iPhone 16 é a presença do chip Apple A18, que conta com seis núcleos de CPU e cinco de GPU. De acordo com a Apple, o processador tem até 30% mais desempenho de CPU e é até 40% mais rápido em gráficos do que o A16 Bionic do iPhone 15.
O A18 também equipa o iPhone 16 Plus.
Já a tela pouco mudou em relação à geração anterior. No iPhone 16, o componente continua tendo 6,1 polegadas de tamanho, traz resolução de 2556×1179 pixels e é baseado na tecnologia Super Retina XDR (OLED).
Havia expectativa de uma taxa de atualização maior, mas esse parâmetro permanece em 60 Hz. Pelo menos a robustez do componente aumentou: a Apple afirma que a tecnologia Ceramic Shield que reforça a tela agora é 50% mais resistente do que na versão original, introduzida no iPhone 12.
Vale destacar que, no iPhone 16 Plus, a tela tem 6,7 polegadas de tamanho e resolução de 2796×1290 pixels.