iPhone 16 pode ter botão para câmera, com controle de zoom e foco

Botão dedicado à câmera seria mecânico, mas com sensibilidade ao toque e pressão. Novidade pode chegar a todos os modelos da linha iPhone 16.

Giovanni Santa Rosa
Por
Mão segurando celular
iPhone 15 Pro (foto) estreou Botão de Ação, e mais um pode estar a caminho (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Apple estaria testando um botão dedicado para a câmera no iPhone 16. O componente seria mecânico, mas com sensibilidade a toque e pressão, para dar mais opções de controle. Ele ficaria na lateral direita, na parte de baixo. Assim, ao segurar o aparelho na horizontal, para tirar fotos, o dedo indicador da mão direita poderia apertá-lo.

Com sensibilidade ao toque (como uma touchscreen, por exemplo) e à pressão, o botão de câmera do iPhone 16 pode servir para fazer mais do que apenas tirar fotos e gravar vídeos. Uma possibilidade é deslizar o dedo para os lados como forma de controlar o zoom. Outra é usar um toque leve para ativar o foco, como acontece em câmeras.

Um ponto importante é que o botão de câmera estaria presente em toda a linha iPhone 16, não só nos modelos Pro. Nos últimos anos, a Apple vem colocando as novidades apenas nos modelos mais caros, com o modelo “básico” recebendo os recursos no ano seguinte. Foi assim, por exemplo, com a câmera de 48 megapixels, a Dynamic Island e até mesmo o chip A16 Bionic.

Desta vez, a notícia veio do site The Information. A reportagem aponta que a tecla seria um diferencial para criadores de conteúdo, já que o TikTok e outras plataformas estão dando mais atenção a vídeos na horizontal. O site MacRumors falou sobre este assunto já em setembro de 2023. Em dezembro, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, reforçou esta informação.

Mais um botão para o iPhone

A Apple começou a mexer nos botões do iPhone em 2023. O iPhone 15 Pro e o Pro Max vêm com um Botão de Ação no lugar do interruptor do modo silencioso. Esta nova tecla pode ser programada para acionar atalhos, ativar modos de Foco, iniciar uma gravação de voz ou ligar a lanterna, entre outras opções.

O Botão de Ação também pode ser usado para abrir a câmera e tirar fotos. No entanto, ele é um botão comum, sem os recursos adicionais que a Apple estaria testando para a tecla de câmera.

Mão segurando celular
Tecla de ação no iPhone 15 Pro pode ser configurada (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Na verdade, este recurso já foi bastante comum no mercado de smartphones. Há cerca de uma década, aparelhos de Nokia (como o Lumia 1020), Sony (Xperia S) e Motorola (Razr i) vinham com botão dedicado para a câmera, para dar alguns exemplos. A Sony, inclusive, é uma das poucas que mantém a “tradição”: o Xperia 1 V, de 2023, ainda vem com uma tecla para fotografia.

Com informações: The Verge, The Information

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados