iPhone pode ganhar IA generativa aos moldes do ChatGPT em 2024
Apple estaria preparando novas ferramentas com uso de LLM para o próximo ano, de acordo com analista chinês. Tecnologia teria integração com os Atalhos.
Apple estaria preparando novas ferramentas com uso de LLM para o próximo ano, de acordo com analista chinês. Tecnologia teria integração com os Atalhos.
Os iPhones e os iPads poderão receber uma inteligência artificial generativa aos moldes do ChatGPT até o fim de 2024. Os detalhes da possível novidade que chegará aos dispositivos da Apple foram revelados por Jeff Pu, analista da firma chinesa Haitong International Securities.
Conforme fontes da cadeia de suprimentos, a big tech construirá centenas de servidores de IA entre este ano e o próximo. Assim, a intenção é integrar IA baseada na nuvem e uma “IA de ponta” que exige maior capacidade de processamento dos aparelhos.
Os rumores sugerem que a Apple estuda incorporar modelos de linguagem à assistente Siri. Com isso, os usuários teriam recursos que automatizam tarefas complexas e uma ampla integração com o app nativo de Atalhos/Shortcuts.
Pu cita que a estreia da IA generativa da maçã pode demorar para ocorrer. No momento, a big tech busca uma solução para que o uso e o processamento de dados pessoais dos clientes estejam alinhados às políticas de privacidade.
A expectativa é de que os recursos generativos de IA sejam uma das novidades do iOS 18 e do iPadOS 18. Caso siga o tradicional calendário da Apple, os novos sistemas operacionais móveis devem ser lançados entre setembro e outubro de 2024.
As informações de Pu se assemelham aos relatórios de outras fontes confiáveis sobre assuntos da Apple. Após o sucesso das rivais Google e Microsoft, a gigante de Cupertino realmente estaria buscando um chatbot para chamar de seu.
Em junho deste ano, o jornalista Mark Gurman revelou que a big tech testava internamente um chatbot apelidado “Apple GPT”. No entanto, a empresa não tinha uma estratégia clara para disponibilizar as ferramentas de IA generativa ao público.
Embora o analista Ming-Chi Kuo cite que a Apple está “significativamente atrasada” em relação aos concorrentes, o CEO Tim Cook afirma que a empresa trabalha há anos com IA. Em entrevista à Forbes, o executivo explicou que a Apple trata o tema com muito cuidado “porque estamos plenamente conscientes dos usos ruins que isso pode ter”.
Com informações: MacRumors