Mais IA: Google pode revelar assistente virtual “Jarvis” no fim de 2024

Segundo rumores, Google trabalha no Project Jarvis, tecnologia que usará o Gemini 2.0 para automizar tarefas para o usuário via Chrome

Emerson Alecrim

A atual onda de ferramentas e serviços com inteligência artificial (IA) gira em torno do conteúdo generativo. Mas, em um futuro próximo, o Google poderá dar um passo além: há rumores de que a companhia trabalha em uma IA que usa o navegador para automatizar determinadas tarefas para o usuário.

É o que conta o site The Information, que afirma também que a iniciativa recebeu o codinome Project Jarvis, uma óbvia referência ao assistente virtual do Homem de Ferro, no universo da Marvel.

Se os burburinhos estiverem corretos, o tal Project Jarvis poderá usar o Google Chrome (embora também possa funcionar com outros navegadores, presumivelmente) para realizar ações como reservar voos, buscar informações muito específicas na internet e fazer compras online.

Em linhas gerais, o foco dessa tecnologia é a execução de tarefas cotidianas para o usuário, algo que, guardadas as devidas proporções, espera-se que a Apple Intelligence também ofereça para usuários de iPhones, iPads e Macs, ainda que de modos distintos.

Para tanto, a tecnologia do Google terá como base o Gemini 2.0, versão esperada para dezembro de 2024. Se confirmada, a novidade chegará um anos após o surgimento da primeira versão do Google Gemini.

Ainda segundo o Information, o Project Jarvis fará capturas de telas continuamente para extrair textos e elementos gráficos presentes nelas. Áudios também poderão ser analisados.

A interpretação dessas informações será baseada no Gemini 2.0. Com isso, a tecnologia poderá preencher formulários em páginas web, pressionar botões virtuais, entre outras ações.

Quando o Google apresentará o Jarvis?

Tudo ainda está no campo dos rumores, logo, ainda não há confirmação sobre o lançamento dessa tecnologia. Mas o Information vislumbra a possibilidade de uma versão preliminar do Project Jarvis ser apresentada em dezembro de 2024 como um exemplo daquilo que o Gemini 2.0 será capaz de oferecer.

Mesmo que isso ocorra até o fim do ano, o Jarvis (ou qualquer que venha a ser o seu nome) deverá ser liberado apenas para um grupo restrito de usuários, afinal, o projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento, supostamente. Tão inicial que, no momento atual, a tecnologia nem sempre processa informações rapidamente, ainda de acordo com os burburinhos.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.