Estas são as séries mais maratonadas na Netflix em 2016
Shows foram separados em "para devorar" e "para saborear.
As conhecidas The Walking Dead e House of Cards ficam nos extremos para o Brasil.
A Netflix anunciou nesta quarta-feira (8) quais são as séries do serviço que os usuários mais assistem de forma sucessiva. O ranking, batizado de “Índice de Maratonas”, mostra como a Netflix influencia na forma que os usuários consomem conteúdo televisivo online.
A empresa analisou mais de 100 séries em 190 países entre outubro de 2015 e maio de 2016. Apenas a primeira temporada completa foi contabilizada, e a média global para terminar apenas uma temporada foi de apenas cinco dias. Por dia, a média de horas assistidas no geral foi de 2h10min. Eis o índice global:
Na imagem, é possível ver que séries de suspense, terror e ficção científica dominam os assinantes. Assuntos mais complexos, como dramas políticos, dramas históricos e séries de super-heróis, demoram mais para serem vistas. O resultado é semelhante no Brasil:
A diferença é que as séries mais devoradas pelos brasileiros mudam, como The Killing em vez de The Fall e The Walking Dead em vez de Hemlock Grove. A original da Netflix que deu mais certo para manter os olhos dos usuários vidrados na tela do computador foi Sense8.
Em nota, a empresa também diz que Orphan Black se encaixa, junto com Sense8 e The 100, nas séries para devorar, mas ela não foi incluída na imagem por não estar disponível em todos os países. O mesmo acontece com as comédias com um toque dramático, como Orange is The New Black e Grace & Frankie, que “despertam a curiosidade e sempre se encontra um tempinho para ‘só mais um episódio’”, segundo a Netflix.
No ranking, as séries assistidas por mais de duas horas ao dia foram consideradas “para devorar”, porque, segundo a empresa, causam uma reação ou provocam maior resposta emocional. As que eram vistas por menos de duas horas eram consideradas séries “para saborear”, porque te fazem pensar e têm diferentes interpretações.
Particularmente, o resultado foi o contrário comigo. Assisti à nova temporada de House of Cards e à série Narcos de uma vez só. Claro, considerando apenas a primeira temporada, faz sentido que novos espectadores ainda se acostumem com o estilo de HoC e não consigam ver tudo de uma vez. Eu mesmo dormi por algumas horas durante as duas maratonas.
Segundo a Netflix, as datas de lançamento, o tempo de disponibilização ou o número de episódios não foram fatores determinantes para uma série ser devorada ou saboreada. No final, o que mais influenciou foi, de fato, o conteúdo. A empresa ainda ressalta que a classificação no Índice de Maratonas não tem relação com a audiência.
Além de ver como cada classificação se relaciona com o espectador, é interessante analisar que a média de duas horas é bem alta para séries de TV, mas compatível com o tempo que gastamos na internet. A disponibilização desse conteúdo da TV para o online mostra que a tática de passar um episódio por semana não sacia totalmente o assinante. A Netflix é conhecida por soltar os episódios de suas séries originais de uma vez.
Mas e você? Qual série você consumiu mais rápido no serviço e qual você está postergando para terminar? Minha resposta: Jessica Jones e Downton Abbey, respectivamente.