Mod do PlayStation 2 o deixa menor que a versão Slim
Console da Sony fica sem leitor de DVD, mas consegue ler os jogos diretamente de um microSD; mod foi feito como um projeto pessoal e não está a venda
A comunidade de fãs de jogos retrôs criou mais um projeto bastante interessante, desta vez para quem curte o PlayStation 2. Assim, a brincadeira transforma o console da Sony, o deixando quase com a metade do tamanho do modelo Slim. Contudo, foi necessário remover o leitor de DVD, fazendo com que o sistema rode os jogos a partir de um cartão microSD. O estilo é um dos principais destaques da novidade.
Para chegar na versão desse tamanho, o modder conhecido como Wesk teve que planejar bem antes de colocar a mão na massa. Primeiramente, ele precisou criar peças impressas em 3D, como a carcaça e o botão de energia.
Em seguida, o usuário pegou um PlayStation 2 Slim de modelo SCPH-790XX, pois este é o único que tem uma placa-mãe relativamente pequena para ser usada neste projeto. Entretanto, mesmo assim há a necessidade de realizar cortes e fazer soldagens. O que é indicado exclusivamente para quem sabe bem o que está fazendo.
Continuando com a intenção de manter o sistema o menor possível, o modder removeu o leitor de DVD para encaixar todo o conteúdo dentro de uma carcaça transparente estilosa.
Por fim, para garantir que o PS2 Ultra Slim (nome que Wesk deu para a modificação) leia jogos, ele incorporou a funcionalidade MX4SIO. Ela permite que o console rode imagens de games de backup diretamente de um cartão microSD.
O projeto exige bastante conhecimento de quem for modificá-lo, mas não é perfeito. No vídeo abaixo, o youtuber menciona que um dos pontos negativos é a compatibilidade de títulos, já que o software ainda precisa de ajustes.
PS2 ainda é o console mais vendido de todos os tempos
O PlayStation 2 foi lançado em 4 de março de 2000 e vendeu 155 milhões de unidades ao redor do mundo. Muitos gamers o consideram até hoje como o melhor console de todos os tempos, oferecendo uma biblioteca massiva que mescla diferentes gêneros.
Ele mantém o primeiro lugar de videogame mais vendido, na frente do Nintendo DS (com 154 milhões) e do Game Boy (com 118 milhões).
Sua popularidade foi tão gigantesca que a Sony parou de oferecer suporte ao sistema apenas em 2018.
Durante sua trajetória, verdadeiros clássicos nasceram na plataforma. Metal Gear Solid 3: Snake Eater, por exemplo, trouxe o máximo em narrativa e espionagem, consolidando de vez o nome de Hideo Kojima para o público.
A série Guitar Hero nasceu nesse videogame, criando uma franquia de sucesso, que consequentemente trouxe concorrentes como Rock Band. Outras IPs também surgiram no PS2, como Sly Cooper, Ratchet & Clank e Kingdom Hearts.
É claro que não podemos esquecer nomes fortes que marcam presença até hoje nos consoles da empresa japonesa com exclusividade. God of War revitalizou o gênero hack ‘n slash, enquanto Shadow of the Colossus trouxe uma aventura de proporções épicas amada até hoje.
Para encerrar, há quem consiga definir seu relacionamento com o sistema em três letras: GTA. A franquia viu a sua popularidade subir a patamares inéditos com San Andreas e Vice City, verdadeiros clássicos do mundo aberto.
Com informações: RetroRGB.
Leia | O que é um Demake?