Moto G7 Play, celular lançado há três anos, recebe Android 12 pelo LineageOS
LineageOS 19 oficial torna-se compatível com o Moto G7 Play e outros celulares da Xiaomo; ROM customizada é baseada no Android 12
LineageOS 19 oficial torna-se compatível com o Moto G7 Play e outros celulares da Xiaomo; ROM customizada é baseada no Android 12
O Moto G7 Play é um celular de entrada anunciado em 2019. Mas não é por isso que o smartphone permanecerá desatualizado: recentemente, o telefone da Motorola recebeu o LineageOS 19.1, que leva tanto o Android 12 quanto outras ferramentas de personalização para os dispositivos compatíveis. A ROM customizada também foi liberada para o Xiaomi Mi 5 e Mi 5s Plus.
A atualização do LineageOS 18.1 para LineageOS 19.1 começou a ser liberada aos usuários em 9 de outubro. Depois, no domingo (16), os desenvolvedores do projeto liberaram uma nova compilação para quem possui o software instalado no celular. Em comum, as duas versões são baseadas no Android 12.
Com a liberação, o celular de três anos atrás fica próximo aos modelos mais recentes com Android 12. Para relembrar, o Moto G7 Play foi revelado em fevereiro de 2019 com Snapdragon 632, 2 GB de RAM e bateria de 3.000 mAh. O lançamento também era uma opção mais acessível no mercado brasileiro devido ao preço sugerido de R$ 999.
A atualização do LineageOS também deu as caras em outros modelos. É o caso do Xiaomi Mi 5, revelado em 2016 com Snapdragon 820 e modelos com até 4 GB de RAM. Confirma, a seguir, a lista de celulares compatíveis com a nova versão da ROM customizada com seus respectivos links de download:
O Sony Xperia 1 II, com o codinome pdx203, também tornou-se compatível com o LineageOS 19. Mas os arquivos de download ainda não estão disponíveis.
Para instalar o LineageOS no seu celular, basta ler todas as instruções com calma e seguir o procedimento informado pelos desenvolvedores do projeto (por sua conta e risco). Também é recomendável fazer um backup de todas os dados pessoais para evitar perdas. Você também pode conferir outros celulares e tablets compatíveis, além de outras informações, no site do projeto.
Com informações: XDA-Developers