Notebook finíssimo sem porta USB levanta suspeitas: ele é mesmo real?

Craob X foi apresentado como um laptop com espessura de apenas 7 mm e nenhuma porta física, mas projeto deixa muitas dúvidas no ar

Emerson Alecrim
Por
Notebook Craob X X (imagem: reprodução/Craob X)

Quando eu testei o Samsung Galaxy Book S, curti a experiência de usar um notebook leve e finíssimo. Por outro lado, fiquei um pouco incomodado com a quantidade de portas: apenas duas USB-C. O que dizer então do Craob X, um notebook que traz um total de zero portas físicas? Acredite, o modelo tem essa proposta, tanto que a sua espessura é de apenas 7 mm.

O Craob X não é um projeto de uma marca renomada, mas uma ideia oriunda de uma empresa cujo nome é… Craob. Apesar disso, as imagens disponíveis no site oficial tornam o laptop uma ideia realmente interessante ou, no mínimo, curiosa.

Essa impressão é reforçada pela tela, um painel de 13,3 polegadas e resolução 4K que ocupa toda a área frontal, deixando espaço apenas para uma borda com espessura minúscula. Para completar, a webcam aparece em um furinho centralizado que lembra as câmeras frontais de determinados smartphones Android.

Nas palavras da Craob, o notebook foi idealizado para trazer um processador Intel Core i7-1280P com consumo de 28 W e gráficos integrados Iris Xe. Além disso, o equipamento pode contar com até 32 GB de memória LPDDR5, SSD de até 2 TB e WiFi 6E.

Craob X (imagem: reprodução/Craob)
Craob X (imagem: reprodução/Craob)

Portas USB? Não tem… ou quase isso

A característica mais notável é mesmo a total ausência de portas físicas. Só que, passado o espanto inicial, surgem várias perguntas, por exemplo: como é feita a recarga da bateria?

Se você apostou em recarga sem fio, acertou. Porém, esse aspecto também dá margem para dúvidas. Isso porque as imagens de divulgação mostram que o carregador é acoplado à tampa do Craob X. Parece uma solução engenhosa, mas será que essa posição não prejudica o funcionamento da tela, talvez por aquecimento?

Também me pergunto se a recarga sem fio será suficiente para permitir que o laptop seja alimentado enquanto estiver em uso — eu odiaria ter que esperar o equipamento ser recarregado para somente então ser usado.

Talvez você tenha notado que o carregador também funciona como hub. As imagens sugerem que o acessório terá portas USB-C e USB tipo A (tradicional), leitor de cartão SD, além de conexão para fones de ouvido.

O carregador / hub também é outro item a deixar perguntas no ar: será que a conectividade sem fio é suficiente para que um dispositivo conectado a esses portas funcione corretamente ou para que a transferência de dados de uma cartão de memória seja rápida?

Essas questões me fazem desconfiar que, talvez, o tal hub venha a ser ligado a pontos de contato discretos existentes na tampa. Se esse for o “segredo”, o Craob X não será um notebook sem portas, mas um notebook com portas externas.

Hub / carregador do Craob X (imagem: reprodução/Craob X)
Hub / carregador do Craob X (imagem: reprodução/Craob)

Craob X: por ora, apenas um conceito

Todos esses fatores talvez expliquem o fato de, até o momento, não existir registro de um Craob X “real”. Tudo indica que as imagens disponibilizadas até agora não passam de renderizações.

Por ora, o laptop está mais para um conceito do que para um produto finalizado. De qualquer forma, a Craob promete lançá-lo em breve, ainda que nenhuma data tenha sido especificada para isso.

Fiquemos de olho.

Com informações: My Laptop Guide.

Receba mais sobre Craob X na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados