Novo módulo de câmera da LG para celulares tem zoom que varia entre 4x e 9x
Divisão de materiais e componentes do grupo, LG Innotek promete módulo pequeno, ajuste preciso e estabilização ótica de imagens
Divisão de materiais e componentes do grupo, LG Innotek promete módulo pequeno, ajuste preciso e estabilização ótica de imagens
A LG não fabrica smartphones desde 2021, mas não se retirou totalmente do segmento, ainda que de outras formas. A LG Innotek, subsidiária do grupo voltada para materiais e componentes, anunciou um módulo de câmera para celulares. A peça tem zoom ótico ajustável entre 4x e 9x.
Chamado oficialmente de Optical Telephoto Zoom Camera Module, ele coloca em uma câmera telescópica funções que antes só estavam disponíveis em câmeras DSLR e mirrorless.
O destaque é o zoom, que pode variar livremente entre 4x e 9x.
Atualmente, muitos smartphones têm lentes dedicadas a zoom. O iPhone 14 Pro tem uma de 3x, por exemplo, enquanto o Samsung Galaxy S22 Ultra tem uma de 3x e outra de 10x.
A questão é que elas são fixas. Se um smartphone tem uma lente de 3x e o usuário aproxima para 5x, o aparelho usa um zoom híbrido. Para isso, recorta e melhora a imagem via software. Nesse processo, sempre há alguma perda de qualidade.
Com um módulo que ajusta a distância da lente, as imagens deverão ter qualidade superior, com menos ruído e mais definição.
A LG Innotek diz que a peça é compacta o suficiente para evitar que os smartphones tenham “camera bump”, aquela protuberância na traseira para fazer o módulo caber.
Além disso, o atuador de zoom tem precisão de 1 micrômetro, a milionésima fração do metro, e o módulo conta com estabilizador ótico de imagem, já que qualquer tremida fica mais evidente com a aproximação.
Zooms desse tipo não são inéditos, mas já tiveram vários formatos. A Samsung, por exemplo, já lançou smartphones Android que tinham um formato praticamente idêntico ao de uma câmera point-and-shoot.
Já a Asus fez o Zenfone Zoom, em 2016, com formato mais convencional (com uma enorme câmera bump) e uma única câmera com zoom ótico de 3x.
O componente será exibido oficialmente na CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece na primeira semana do ano em Las Vegas (EUA).
Por enquanto, a LG Innotek não revela se algum fabricante usará seu novo módulo de câmera nos aparelhos.
Por outro lado, ela diz estar trabalhando com a Qualcomm para otimizar o software no Snapdragon 8 Gen 2, novo chip de topo de linha da marca, anunciado em novembro de 2022.
As duas empresas querem acelerar os planos para promover smartphones com o processador e o módulo nos próximos meses. A LG Innotek espera que a demanda seja de mais de 19 milhões de unidades em 2022 e chegue a 90 milhões de unidades em 2025.
Com informações: LG Innotek, 9to5Google.