Novo SSD da Samsung chega a 4 TB e transfere dados a 14,5 GB/s
SSD Samsung PM9E1 faz leitura sequencial de dados a até 14,5 gigabytes por segundo, com a taxa de gravação máxima chegando a 13 GB/s
SSD Samsung PM9E1 faz leitura sequencial de dados a até 14,5 gigabytes por segundo, com a taxa de gravação máxima chegando a 13 GB/s
O PM9E1 é um SSD da Samsung que leva o aspecto do desempenho bastante a sério. O novo modelo tem capacidade de até 4 TB. Mas o seu principal atrativo é a taxa de leitura sequencial de dados: 14,5 GB/s (gigabytes por segundo), com a taxa de gravação de dados chegando a 13 GB/s.
Para você ter noção do que esses números representam, o SSD antecessor, chamado de Samsung PM9A1, alcança 7 GB/s e 5,2 GBs de taxas de leitura e gravação sequencial de dados, respectivamente.
Um dos fatores que explicam o ganho de desempenho do Samsung PM9E1 é a implementação de uma interface PCIe 5.0 de oito canais. Já as capacidades de armazenamento, de 512 GB, 1 TB, 2 TB e 4 TB, são resultado da oitava geração da tecnologia V-NAND da Samsung (apesar de a nona geração já estar pronta).
Em tempo, V-NAND (Vertical NAND) é o nome de uma técnica que aumenta a capacidade de armazenamento de cada chip de armazenamento “empilhando” células. A oitava geração da tecnologia trabalha com 236 camadas de células.
Ainda de acordo com a Samsung, o novo SSD conta com um controlador de 5 nm que aprimora a eficiência energética da unidade. Na prática, isso significa que o PM9E1 favorecerá a autonomia de bateria do notebook que o contiver, por exemplo.
A Samsung dá a entender ainda que todos esses atributos tornam o SSD adequado a computadores capazes de executar tarefas de inteligência artificial de modo local. Não vai ser estranho se ele aparecer em um Copilot+ PC a ser lançado nos próximos meses, portanto.
Por alguma razão, a Samsung publicou uma nota sobre o PM9E1, mas apagou a publicação posteriormente. O modelo só ficou conhecido porque sites como o TechPowerUp divulgaram a nota na íntegra.
De todo modo, a Samsung não divulgou os preços da linha PM9E1, tampouco deu informações sobre data de lançamento. Isso porque, provavelmente, os novos SSDs só serão fornecidos a fabricantes de PCs e a aplicações corporativas. É pouco provável que encontremos a novidade no varejo, consequentemente.
Na nota, a Samsung só informou já ter iniciado a produção em massa das novas unidades.