Está bem mais fácil retocar rostos no Photoshop
Aplicativo também ganhou ferramenta de seleção mais precisa e faz mágica ao cortar uma foto
Os assinantes da Creative Cloud receberam nesta quarta-feira (22) uma atualização para todos os aplicativos. As principais novidades estão no Photoshop, que passou para a versão 2015.5 e ganhou recursos que tornam vários trabalhos mais práticos. Ferramentas como seleção, corte, filtros e fontes ficaram bem mais poderosas.
Como destaque, podemos falar do Face-Aware Liquify, uma espécie do Liquify feita especialmente para modificação de rostos. Ela usa a mesma engenharia do Photoshop Fix, que também tinha recursos para modificar expressões faciais. Segundo o Photoshop, o algoritmo foi melhorado antes de trazer a ferramenta para a versão desktop.
Basicamente, ela identifica o rosto e a posição dos olhos, sobrancelhas, nariz, boca e outros componentes da face e permite que o usuário modifique-os. As opções são bem completas: só na boca, dá para forçar um sorriso, ajustar separadamente os dois lábios, além da largura e altura da boca.
Uma das minhas preferidas, outra novidade é batizada de Content-Aware Crop. Sabe quando você quer endireitar uma foto que saiu torta, mas acaba vendo que vai cortar muita coisa importante? Essa ferramenta resolve isso para você. A partir dos algoritmos que já faziam parte do Content-Aware, o Photoshop preenche o resto da imagem com imagens geradas pelo computador (e que obviamente precisam fazer sentido).
Veja a ferramenta em funcionamento:
O funcionamento é super fácil (quase mágico): basta selecionar a ferramenta de corte e usar a função de endireitar, clicando no ícone de nivelador e traçando uma reta no horizonte. Depois, é só marcar a opção “Content-Aware” e estender o corte para o quanto você achar confortável de encaixar a sua imagem. A diferença é gritante.
Outra novidade legal é uma nova forma de seleção no Photoshop. Se você usa o aplicativo diariamente, sabe que é muito difícil selecionar uma imagem precisamente pela varinha mágica ou pela ferramenta de seleção rápida. Não mais: um recurso chamado Selection and Masking Space torna isso bem mais prático.
Como é possível ver no vídeo acima, você pode recortar a Cabra-das-Rochosas por causa do pelo, tanto porque pode ser facilmente confundido com a montanha quanto porque tem seu contorno muito fino e sensível. Ao acessar o recurso na barra de ferramentas, o usuário é levado a uma tela para configurar a seleção.
Essa parte é bem legal: sem sair da imagem, é possível alterar a cor de fundo e a opacidade, para você ter certeza de que a imagem a ser recortada não ficará ruim em outro arquivo. Por meio de pincéis, dá até para refinar as beiradas e pegar as áreas peludas com precisão:
Você pode conferir todas as novidades do Photoshop aqui. Junto ao Creative Cloud, a empresa também inseriu o Match Font, uma ferramenta para identificar uma fonte em uma foto ou captura de tela, seja uma que você já tem ou até mesmo recomendar alguma do TypeKit que é parecida. Veja abaixo:
Em outros produtos, os destaques vão para o Premiere Pro CC, que agora consegue editar vídeos de realidade virtual com um ambiente de trabalho específico; e o Adobe Stock, que ganhou uma coleção Premium com 100 mil imagens curadas para garantir a qualidade e a técnica nas imagens.
Em vez de pular direto para a versão 2015.5, outros softwares, como o Illustrator, Premiere Pro e After Effects, ganharam o número 2015.3. As atualizações estão disponíveis no aplicativo da Creative Cloud.
Leia | Como cortar a foto redonda no Canva pelo PC ou celular