Sony anuncia PlayStation 4 Pro com suporte a HDR e 4K
Processador mais rápido, melhores gráficos, suporte a resolução 4K e games com realidade virtual
A Sony apresentou ao mundo a próxima iteração do PlayStation 4. Sim, iteração, acostumem-se com esse termo, uma vez que geração parece mesmo ter se tornado coisa do passado.
E esse novo modelo, chamado PlayStation 4 Pro, traz alguns upgrades bem interessantes em relação ao PS4 original. Com processador mais rápido, melhores gráficos, suporte a resolução 4K e games com realidade virtual, o novo console traz uma experiência perceptivelmente melhor à linha de videogames da Sony.
Andrew House, presidente da Sony e Mark Cerny, arquiteto-chefe da divisão do PlayStation 4, estiveram no palco do evento e explicaram as novidades:
Como vimos, o processador virá com um clock melhor, HD de 1 TB, uma GPU de 4,2 teraflops, suporte a imagens HDR e resolução 4K. Os seguintes jogos, inclusive, já estarão prontos para funcionar com essas tecnologias:
- Spider-Man
- For Honor
- Deus Ex: Mankind Divided
- Rise of the Tomb Raider
- Days Gone
- Watch Dogs 2
- Farpoint
- Horizon Zero Dawn
- Call of Duty: Infinite Warfare
- Call of Duty 4: Modern Warfare Remastered
- Call of Duty: Black Ops III
- FIFA 17
- Battlefield 1
- Mass Effect Andromeda
- Dishonored 2
- Final Fantasy XV
Outra novidade é que o novo aplicativo da Netflix para o console terá mais de 600 horas de conteúdo 4K, incluindo a nova série da Marvel, chamada Luke Cage. Para quem ainda não assistiu o trailer:
A parte triste é que a unidade Bluray deste console não será capaz de reproduzir discos com filmes em 4K. Este recurso ficará restrito aos jogos e aplicativos como o da Netflix e YouTube.
Bem, mas e os preços?
O que sabemos? Que o videogame começará a ser vendido em novembro. Ainda não sabemos, no entanto, qual será o preço final dele no Brasil, mas não espere nada por menos de R$ 2.500.
Note que o valor do PS4 original caiu. O que não impediu a Microsoft de dar uma cutucada, uma vez que US$ 299 é exatamente o preço do Xbox One S, que já possui suporte a 4K.
Por mais que não tenhamos um comparativo fiel entre o Xbox One S e o PlayStation 4 Pro, é bom que fique claro que o aparelho da Microsoft ainda não suporta realidade virtual, o que pode vir a ser um grande diferencial no futuro. Detalhe esse que deve ser atendido quando a Microsoft lançar o Project Scorpio. Tanto o PS4 original quanto o Pro já são compatíveis com o PlayStation VR.
Toad, vale a pena comprar o PlayStation 4 Pro?
Ainda é cedo para saber. Se a performance dele for extremamente superior à do PS4, sim, com certeza. Mas fique ciente que só vai tirar proveito de tudo o que esse aparelho tem a prover quem por acaso tiver uma TV 4K em casa. Eu não tenho e sequer conheço quem tenha.
Claro, como toda novidade tecnológica, é questão de tempo até que isso se popularize e caiba no bolso, digo, coração de consumidores ao redor do mundo, mas é algo para o futuro na maioria dos casos.
A guinada de mercado deve ser mesmo a realidade virtual, mas para isso a Sony vai precisar que o PlayStation VR dê certo. Resta saber se isso vai mesmo acontecer.