Portal de consulta de linhas pré-pagas por CPF chega a todo o país
Cadastro Pré permite consultar linhas pré-pagas da Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo em todas as regiões do Brasil
Cadastro Pré permite consultar linhas pré-pagas da Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo em todas as regiões do Brasil
Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo liberaram oficialmente a consulta do Cadastro Pré para todo o território brasileiro: o site permite que o consumidor consulte em quais operadoras há uma linha pré-paga associada com o seu CPF.
O Cadastro Pré estava disponível desde 6 de janeiro para moradores da região Norte, e depois se expandiu para o Centro-Oeste e Nordeste no dia 15 de janeiro. Mas, na prática, pessoas de qualquer região já podiam consultar o site desde o início. Agora, o portal também funciona oficialmente para habitantes das regiões Sul e Sudeste, completando o cronograma nacional.
O funcionamento do site é bem simples: basta visitar cadastropre.com.br e informar o número do CPF; será exibida uma lista de quais operadoras possuem linhas pré-pagas vinculadas. O objetivo é que o consumidor saiba se seu CPF está sendo usado por terceiros de forma não-autorizada.
Vale notar que você não precisa consultar cada uma das 27 unidades federativas no Cadastro Pré: os resultados do sistema já consideram as linhas cadastradas em todo o Brasil no seu CPF. O site explica que traz a “relação de prestadora(s) com linha(s) pré-paga(s) ativa(s) para o CPF, conforme avaliação em todo o território nacional”.
Linhas de planos controle ou pós-pago não são exibidas. Por questões de privacidade, a plataforma não exibe o número de cada chip.
Um dos problemas no Cadastro Pré é que a plataforma exibe apenas as linhas das principais operadoras, ficando de fora as empresas virtuais, como Correios Celular, por exemplo. Além disso, o site não mostra quantas linhas estão associadas ao CPF, apenas diz quais as prestadoras que possuem o pré-pago ativo.
Caso o consumidor encontre uma linha desconhecida, deverá entrar em contato com a operadora para pedir o cancelamento. Ela deve efetuar o encerramento do número em até 24 horas caso seja feito por meio de atendente, ou 48 horas se for sem intervenção humana.