Prefeitura de município em SP é alvo de ransomware e tem serviços suspensos

Prefeitura de Taboão da Serra admitiu ter sido alvo de ransomware; serviços de atendimento ao cidadão deixaram de funcionar

Emerson Alecrim
• Atualizado há 3 anos e 1 mês

A Prefeitura de Taboão da Serra (SP) é o mais recente órgão público brasileiro a ser vítima de um ransomware. É o que informa uma nota oficial divulgada nesta sexta-feira (27). As consequência são sentidas pelos cidadãos do município: vários serviços públicos ficaram inoperantes por causa do ataque.

Ataque de ransomware (imagem ilustrativa: Ashna/PixaHive)
Ataque de ransomware (imagem ilustrativa: Ashna/PixaHive)

No comunicado, a Prefeitura de Taboão da Serra afirma que o seu servidor principal teve dados criptografados por um “vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o seu conteúdo”. A nota também informa que o malware pede o pagamento de um resgaste em bitcoin.

A descrição bate precisamente com as características de um ransomware, embora não tenha ficado claro, até o momento, qual malware do tipo foi usado no ataque, tampouco o valor exigido pelos invasores como resgate.

Existe mais um agravante: a Prefeitura de Taboão da Serra informa que o seu backup também foi criptografado pelo malware. Por conta disso, serviços oferecidos via Central de Atendimento ao Cidadão (Atende) ficaram inacessíveis.

Sem nenhuma surpresa, a página online do Atende apresentava uma mensagem de “site temporariamente indisponível” na tarde desta sexta-feira:

Plataforma Atende de Taboão da Serra ficou indisponível (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Plataforma Atende de Taboão da Serra ficou indisponível (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Não há previsão de normalização

Não há previsão para a normalização dos serviços afetados. Na nota oficial, a Prefeitura de Taboão da Serra aponta apenas que as autoridades competentes já foram informadas do ataque e que “está totalmente mobilizada para restabelecer o funcionamento dos sistemas com a maior brevidade possível”.

O órgão também não informou o que tem sido feito para a recuperação dos sistemas. O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra pedindo esclarecimentos. Este texto será atualizado se tivermos retorno.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.