Presença do Linux em PCs cresceu expressivamente em 2024

Dados divulgados pela Statcounter mostram Linux presente em 4,45% dos computadores pessoais em julho de 2024, um recorde histórico

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 4 dias
Linux
Presença do Linux em PCs cresceu expressivamente em 2024 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A participação do Linux em desktops alcançou 4,45% em julho de 2024, um recorde histórico.
  • Em comparação, em julho de 2023, o Linux tinha 3,12% de participação, e em 2022, 2,76%.
  • O crescimento pode ser atribuído à dificuldade de instalar Windows 11 em PCs antigos e ao sucesso do Steam Deck com SteamOS.
  • O Windows ainda lidera com 72,08%, seguido por macOS (14,92%) e ChromeOS (1,41%).

Não dá para dizer que este é o ano do Linux, mas 2024 tem sido interessante para sistemas operacionais baseadas nesse kernel. Os dados mais recentes da Statcounter, sobre julho deste ano, mostram que distribuições Linux estão presentes em 4,45% dos PCs, um recorde histórico.

A evolução é perceptível na comparação ano a ano. Em julho de 2023, o Linux tinha participação de 3,12% em desktops. No mesmo mês de 2022, essa proporção era de 2,76%.

Se esse ritmo de crescimento for mantido, a participação de distribuições Linux no mercado de computadores pessoais passará de 5% já no primeiro trimestre de 2025.

É claro que não podemos tratar os números da Statcounter como uma verdade absoluta. As estatísticas do serviço são baseadas na contabilização do tráfego web global, portanto, estão passíveis de flutuações entre um mês e outro.

De todo modo, os números atuais conseguem ser um forte indício de que o Linux vem conquistando a simpatia de muitos usuários domésticos.

Linux Mint 22 com Cinnamon 6.2 (imagem: divulgação/Linux Mint)
O Linux Mint 22 com Cinnamon 6.2 (imagem: divulgação/Linux Mint)

Um dos fatores que talvez expliquem esse movimento é a dificuldade de instalação do Windows 11 em computadores antigos. Isso pode estimular a substituição dos sistemas da Microsoft por distribuições Linux.

Faz sentido se levarmos em conta que os esforços dos desenvolvedores de distribuições como Ubuntu e Mint Linux para torná-las cada vez mais amigáveis e funcionais é constante.

Como aponta o Tom’s Hardware, o crescimento da base de usuários da linha Steam Deck também pode estar impulsionando as estatísticas. Esses PCs portáteis para jogos têm tido cada vez mais adeptos em mercados como os Estados Unidos. Por padrão, eles rodam o SteamOS, um sistema operacional com kernel Linux.

Windows lidera com folga

Sem nenhuma surpresa, os sistemas operacionais da Microsoft continuam liderando em desktops, com folga. Novamente considerando o mês de julho de 2024, as constatações da Statcounter para sistemas operacionais de desktop são estas (sem distinção de versões):

  • Windows: 72,08%
  • macOS: 14,92%
  • Linux: 4,45%
  • ChromeOS: 1,41%
  • FreeBSD: 0,01%
  • Não identificado: 7,14%
Uso de sistemas operacionais em PCs no período de junho de 2023 a junho de 2024 (imagem: reprodução/Statcounter)
Uso de sistemas operacionais em PCs no período de junho de 2023 a junho de 2024 (imagem: reprodução/Statcounter)

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.