Prévia do Windows 11 expulsa PCs incompatíveis e sugere instalar Windows 10
Aviso do Windows Update recomenda a instalação da versão anterior do sistema caso computador não seja elegível ao Windows 11
Aviso do Windows Update recomenda a instalação da versão anterior do sistema caso computador não seja elegível ao Windows 11
O Windows 11 possui alguns requisitos mínimos para ser instalado. Durante as versões experimentais do software, porém, a Microsoft abriu mão de algumas exigências para que os usuários e os desenvolvedores pudessem testá-lo antes do lançamento oficial ao público. Agora, a companhia está retirando os computadores sem compatibilidade da prévia do sistema operacional e sugerindo a reinstalação do Windows 10.
O relato partiu de uma captura de tela publicada no Twitter nesta terça-feira (31). O BetaWiki revelou uma imagem com uma notificação do Windows Update que começou a aparecer aos participantes dos canais Beta e Dev nesta semana. O alerta informa que o computador não é compatível com o Windows 11 e recomenda a reinstalação do Windows 10.
“Seu PC não atende aos requisitos mínimos de hardware para Windows 11”, diz a notificação. “Seu dispositivo não está qualificado para ingressar no Programa Windows Insider no Windows 11. Instale o Windows 10 e participe do Programa Windows Insider no Canal Release Preview”.
A notificação começou a surgir na mesma semana em que a data de lançamento do sistema veio a público. Nesta terça-feira (31), a Microsoft anunciou que o Windows 11 será disponibilizado a partir de outubro ao público. O software chegará aos usuários elegíveis através de uma atualização gratuita via Windows Update.
O update chegará primeiro aos computadores mais novos. “Esperamos que todos os dispositivos qualificados recebam a atualização gratuita para o Windows 11 até meados de 2022”, informaram. “Se você tiver um PC com Windows 10 qualificado para a atualização, o Windows Update avisará quando estiver disponível”.
Aos PCs não compatíveis, a companhia também recomendou o uso do Windows 10. O suporte do sistema está previsto para durar até 14 de outubro de 2025.
A nova versão do sistema operacional da Microsoft será liberada através de uma atualização gratuita. Ainda assim, é preciso atender a alguns critérios para que o software seja instalado no computador, como a presença do módulo de segurança TPM 2.0. Confira os requisitos mínimos do Windows 11 a seguir:
Vale lembrar que nem todos os processadores são compatíveis com o sistema operacional. No caso da Intel, por exemplo, é preciso ter um chip da linha Core i3 a partir da oitava geração. Saiba se o Windows 11 oferece suporte ao seu processador.
Com informações: BetaWiki (Twitter), The Verge e XDA-Developers