Privacidade online: existe ou não? As discussões na Comunidade do TB
Privacidade online, cabo HDMI, Google, Meta, Twitter e mais! Estes foram os destaques da Comunidade do Tecnoblog entre os dias 05 e 11 de novembro
Privacidade online, cabo HDMI, Google, Meta, Twitter e mais! Estes foram os destaques da Comunidade do Tecnoblog entre os dias 05 e 11 de novembro
Sábado é dia de navegar pelos tópicos que mais repercutiram lá na Comunidade do TB. Tem discussões sobre privacidade online, cabo HDMI, demissões na Meta, Google removendo conta de usuário, e mais. Vem comigo, conferir esses e outros assuntos que foram destaque entre os dias 05 e 11 de novembro. Tudo pronto? 😆
Hoje fazemos praticamente tudo pelo computador ou celular. A internet e os dispositivos móveis estão aí e nós podemos usá-los para suprir as nossas necessidades, o que é ótimo, além de contribuir para o desenvolvimento de várias áreas.
Só que um ponto constantemente discutido sobre esse mundo todo conectado que vivemos é a questão da privacidade online. Será que ela existe mesmo ou é tudo um mito? Essa foi a questão levantada pelo William G.:
Tem quem ache que a privacidade online não existe mais. Para o Felipe_Silva no celular é impossível ter privacidade, mas no computador ainda dá para “[…] tentar fugir das grandes corporações”.
Já para o centauro, é possível sim ter o mínimo de privacidade mesmo em celulares e computadores:
Privacidade não é uma variável discreta, mas sim contínua. Você pode ter algum grau de privacidade mesmo usando celular ou a internet.
Mas tratar a privacidade como uma variável discreta é o problema, porque as pessoas passam a acreditar nessa máxima de que “privacidade na internet não existe” e simplesmente abrem mão de toda e qualquer ferramenta para aumentar a privacidade, crente que é inútil porque trata a privacidade como binário.
Mesmo assim, Felipe_Silva ainda acredita que não existe nenhum grau de privacidade em celulares:
Cada app faz coleta de dados, o próprio sistema faz coleta de dados, alguém em algum momento está sempre coletando os teus dados do celular.
Sem um sistema inteiramente voltado a privacidade, não tem como usar um celular sem uma enorme exposição.
Em contrapartida, para o ivanilton existem sistemas operacionais para celular que respeitam a privacidade, só que eles não são direcionados para a massa: “Eu penso que o anonimato é um grau de privacidade”.
E aí, qual é a sua opinião sobre o assunto? Acredita que ainda é possível ter privacidade online hoje ou só se a gente viver em uma floresta igual ao Tarzan, como CesarStoffell comentou? Ainda dá tempo de dar a sua opinião. 😄
Privacidade só se lagar qualquer dispositivo que se conecta a qualquer rede e ir morar na floresta à la Tarzan.
CesarStoffell – Comunidade do TB
Outras discussões interessantes também foram destaque na última semana. Para acompanhar todas as opiniões e também deixar a sua, é só acessar os links abaixo:
Calma aí que ainda tem mais! Além de todos esses temas levantados por vocês na Comunidade, nossa equipe também produziu matérias que renderam bastante. 👇
O youtuber Ygor Palopoli relatou no Twitter que perdeu o acesso a sua conta Google após realizar o backup de fotos e vídeos do WhatsApp para o seu Google Drive. Palopoli mantinha o backup do WhatsApp automático para a nuvem. Também no Twitter, outros usuários relataram a perda de suas contas em casos parecidos. O youtuber recuperou a conta na quinta-feira (10).
E a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, confirmou que fará desligamentos. Com informações reveladas pelo próprio CEO Mark Zuckerberg, as demissões vão atingir cerca de 11 mil funcionários. A situação acontece para enxugar os gastos da empresa.
Bom, por hoje é só, eu fico por aqui! Não se esqueça de acompanhar o Tecnoblog e participar das discussões que acontecem na Comunidade. Abraços e até a próxima! ✌️
Leia | O que são pegadas digitais?