Qualcomm lança chip para fones Bluetooth com autonomia maior
QCC305x deve levar recursos avançados, como cancelamento de ruído ativo adaptável, aos fones sem fios intermediários
QCC305x deve levar recursos avançados, como cancelamento de ruído ativo adaptável, aos fones sem fios intermediários
A Qualcomm apresentou, nesta quarta-feira (16), um novo chip para fones de ouvido Bluetooth, o QCC305x. O SoC promete entregar autonomia maior aos dispositivos sem fio, além de trazer ganhos em poder de processamento, o que permite a implementação de recursos interessantes, como o cancelamento de ruído ativo adaptável, em fones intermediários.
O chipset supera o antecessor QCC304x com quatro núcleos, em vez de três. Ele é compatível com a tecnologia aptX Adaptive, que ajusta a taxa de bits de forma dinâmica com resolução de áudio de até 96 kHz.
Sua maior eficiência também permite o uso do aptX Voice, recurso que permite o cancelamento de eco em três microfones, bem como supressão de ruído em chamadas – tudo isso sem prejudicar a duração de bateria dos fones (o que poderá chegar a um dia inteiro, segundo a Qualcomm).
O processador da Qualcomm também será compatível com o novo padrão Bluetooth LE Audio, que promete melhorar a qualidade do som e melhorar a conexão entre fones completamente sem fios, além de adicionar mais suporte para diferentes aparelhos auditivos.
Os primeiros fones de ouvido com o QCC305x devem chegar ao mercado em 2021.
Com informações: Qualcomm e TechCrunch
Leia | O que é Bluetooth Auracast? Conheça vantagens e aplicações da tecnologia