RedNote e Lemon8: usuários buscam substituto para o TikTok nos EUA
Ameaça de bloqueio do TikTok nos EUA faz usuários migrarem para RedNote e Lemon8; o problema é que esses apps também podem ser banidos
Ameaça de bloqueio do TikTok nos EUA faz usuários migrarem para RedNote e Lemon8; o problema é que esses apps também podem ser banidos
O TikTok está sob forte risco de ser banido nos Estados Unidos. Cientes desse risco, muitos usuários já começam a buscar alternativas. Duas opções que têm se destacado são o RedNote e o Lemon8. Este último chama a atenção por pertencer à ByteDance, que controla justamente o TikTok.
A “implicância” do governo americano com o TikTok não é recente. Durante o primeiro mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, a rede social passou a ser alvo de questionamentos relacionados à segurança do país.
Em linhas gerais, o governo dos EUA entende que o TikTok pode ameaçar a soberania americana pelo risco de coletar dados de muitos usuários e passá-los ao governo chinês, afinal, a ByteDance é uma empresa com origem na China. Basicamente, é isso o que pode levar ao banimento da rede social no país.
Como as chances de o TikTok ficar indisponível nos Estados Unidos são altas, usuários da rede social no país começaram a buscar alternativas ao serviço. Um que tem se destacado é o RedNote, que chegou a liderar o ranking de downloads da App Store na segunda-feira (13/01). Outro é o Lemon8.
Assim como o TikTok, o RedNote (ou REDnote) é focado em vídeos curtos distribuídos na forma de feed. Mas a experiência de uso de ambos não é a mesma. O RedNote também inclui uma função de recomendação de estabelecimentos semelhante à do Google, por exemplo, coisa que não existe no TikTok.
Além disso, são crescentes os relatos de usuários que estão sendo banidos do RedNote, muitas vezes por motivos poucos claros. Entre eles parece estar o ato de publicar vídeos que têm o logotipo do TikTok.
O fato de o RedNote não estar totalmente adaptado para funcionar em inglês também parece ser um complicador. Apesar do sucesso repentino nos Estados Unidos, o app ainda é focado no público chinês. Aliás, na China, o serviço é chamado de Xiaohongshu.
O Lemon8 não é novo. O serviço foi apresentado pela ByteDance em meados de 2023 como uma mistura de Instagram (ou do próprio TikTok) com o Pinterest. Na prática, o aplicativo funciona como uma rede que organiza vídeos e imagens em categorias bem definidas, como tecnologia, viagens, moda e saúde.
Um detalhe curioso é que, já em 2023, o Lemon8 era visto como uma alternativa ao TikTok no caso de banimento deste nos EUA. Essa impressão fica mais forte quando observamos que, apesar de suportar fotos, o Lemon8 parece priorizar a publicação de vídeos curtos.
O problema é que, como o Lemon8 é de propriedade da ByteDance, ele também poderá ser banido pelo governo americano em um futuro próximo. Aliás, o RedNote também está sob risco, afinal, o serviço tem origem chinesa.
Vale destacar que o Lemon8 não está disponível no Brasil.
Embora o TikTok tenha experimentado um período de “paz” após o fim do primeiro mandato de Trump, o presidente Joe Biden sancionou uma lei em abril de 2024 que determina a ByteDance a vender o controle do TikTok para outra companhia até 19 de janeiro de 2025 ou encerrar o serviço por lá.
O caso foi parar na Suprema Corte dos Estados Unidos, pois, além de negar as acusações de espionagem para o governo chinês, a ByteDance alega que a lei em questão viola a constituição americana. Se a Suprema Corte for favorável à lei, o TikTok poderá ser banido ou vendido nos Estados Unidos. A decisão deve ser anunciada até a próxima semana.
A ByteDance parece já estar esperando um desfecho desfavorável para o TikTok. Há indícios de que a própria companhia pretende bloquear o acesso ao serviço nos Estados Unidos se a Suprema Corte der sinal verde à tal lei. A empresa, porém, não comentou nada a respeito do Lemon8.
Com informações de Washington Post, TechCrunch e Reuters