Robôs SpotMini da Boston Dynamics conseguem puxar um caminhão

Dez SpotMini são usados para puxar um caminhão a uma inclinação de um grau; robôs estarão disponíveis para venda em breve

Lucas Lima
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
robô spotmini puxando caminhão

Sabe aquela história do Papai Noel e suas renas? Bem, não é nenhum pouco agradável pensar nela com os robôs SpotMini da Boston Dynamics. Em um novo vídeo publicado pela empresa, dez deles são usados para puxar um caminhão-baú a uma inclinação de um grau.

Os robôs foram posicionados como cães em um trenó e o caminhão estava em marcha neutra para poder ser puxado. Cada SpotMini pesa cerca de 30 quilos e é capaz de carregar aproximadamente 14 quilos. Eles são equipados com câmeras de visão 3D e sensores para navegação e manipulação.

A Boston Dynamics informou que eles já saíram da linha de produção e estão quase prontos para serem comprados, “disponíveis para vastas aplicações em breve”.

SpotMini fazem mais do que carregar cargas

O Google vendeu a Boston Dynamics há cerca de dois anos para a japonesa SoftBank, e naquele momento o SpotMini já se mostrava ser um robô promissor (assustador). Quadrúpede e com um pescoço alongado para alcançar objetos, ele foi construído para atuar em espaços limitados.

A empresa já mostrou o potencial desse robô em diversos vídeos publicados no YouTube: ele consegue abrir uma porta para outro robô passar; é capaz de se levantar sozinho, mesmo contra a vontade de um humano; e pode subir escadas. Imagine acordar com ele te encarando no pé da sua cama…

Além do SpotMini, a Boston Dynamics também produz o Handle, com rodas nos “pés” e capaz de levantar cargas de até 15 kg; e o Atlas, bípede capaz de carregar objetos. Ela ainda desenvolve o Cheetah, outro quadrúpede capaz de correr e saltar objetos, em parceria com o MIT e a DARPA, agência de pesquisa ligada ao exército dos Estados Unidos.

Atlas se levantando

Com informações: Engadget.

Relacionados

Escrito por

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.