Samsung entra na Justiça para garantir chegada do Galaxy Ring

Gigante coreana propõe ação nos Estados Unidos contra a Oura Ring

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Galaxy Ring (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Produção do Galaxy Ring começará em junho (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Samsung entrou na Justiça dos Estados Unidos com uma ação para não ser processada pela Oura, fabricante do anel fitness Oura Ring. A empresa coreana pede uma declaração de que o Galaxy Ring, ainda a ser lançado, não infringe as patentes da concorrente.

No processo, a Samsung alega que a startup finlandesa vem usando suas patentes para impedir que companhias menores entrem no mercado de aparelhos vestíveis. Nestas ações, a Oura aponta que funcionalidades comuns a todos os anéis inteligentes infringem suas propriedades intelectuais, como sensores, baterias e pontuações baseadas em métricas. Ultrahuman, Circular e RingConn estão entre as companhias processadas.

Oura Ring Gen 3 (Imagem: Divulgação/Oura)
Oura Ring Gen 3 deverá ser o principal concorrente do Galaxy Ring (Imagem: Divulgação / Oura)

A Samsung diz que teme também ser processada pela Oura. Entre os indícios de que isso acontecerá, a companha sul-coreana destaca que sua concorrente enviou, de modo espontâneo e deliberado, um comunicado a vários sites. No texto, ela afirma ter 100 patentes registradas, 270 pendentes e mais de 130 marcas registradas. O material foi distribuído logo após o anúncio do Galaxy Ring.

Outro movimento que está entre as evidências é uma entrevista do CEO da Oura, Tom Hale, em que ele afirma que vai monitorar de perto o Galaxy Ring e tomar medidas, caso julgue necessário.

Processo traz detalhes sobre o Galaxy Ring

Para se proteger dos possíveis processos da Oura, a Samsung trouxe mais informações sobre o Galaxy Ring em sua ação. No documento, a empresa sul-coreana revela que o design do anel inteligente só foi finalizado em meados de maio de 2024 e que a produção em massa só começará em meados de junho.

O processo traz até mesmo uma captura de tela do aplicativo Samsung Health, mostrando o Energy Score, pontuação calculada com base em sono, atividade e frequência cardíaca, dados capturados pelo anel inteligente.

A Samsung mostrou um pouco do Galaxy Ring no evento Unpacked de janeiro de 2024, quando lançou o Galaxy S24. Um mês depois, no Mobile World Congress, a empresa apresentou protótipos dos anéis a jornalistas.

O lançamento oficial deve acontecer durante o próximo evento Unpacked, quando a Samsung também apresentará sua nova geração de smartphones dobráveis e smartwatches.

Com informações: The Verge, Engadget

Relacionados