Samsung estaria deixando 10 mil apps de Android mais lentos em celulares Galaxy

Ferramenta exclusiva da Samsung pré-instalada em celulares Galaxy pode estar limitando o desempenho de milhares de aplicativos

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 6 meses
Samsung Galaxy S22 Ultra (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 Ultra (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O desempenho de milhares de aplicativos em celulares Galaxy pode estar sendo prejudicado pela própria Samsung. Nas redes sociais, usuários apontam que mais de 10 mil apps ficam lentos de propósito, por causa de um recurso exclusivo dos smartphones da fabricante. O problema parece ser grave, porém o motivo por trás dessa “limitação” do sistema é até simples.

Alguns celulares Galaxy contam com uma ferramenta pré-instalada que melhora o desempenho em jogos para Android — o Game Optimizing Service (GOS). Esse serviço, porém, teria efeito contrário em outros aplicativos, limitando a performance dos softwares.

O Game Optimizing Service não seria um problema se ele pudesse ser desativado. Contudo, não é possível desabilitar a ferramenta de maneira simples. A Samsung não explica muito bem como o recurso funciona, além de otimizar os jogos no smartphone.

No Twitter, o usuário @GaryeonHan postou imagens de uma lista com mais de 10 mil aplicativos que, supostamente, têm o desempenho limitado em celulares Samsung, devido ao GOS. Entre os softwares estão jogos e ferramentas do dia a dia, como Instagram, Netflix, TikTok e até algumas plataformas do Google.

Enquanto isso, no YouTube, o canal coreano 네모난꿈 publicou um vídeo mostrando como o app de benchmark 3DMark fica mais rápido ao mudar o nome do aplicativo nos aquivos do sistema. Ao fazer isso, o usuário consegue “enganar” o Game Optimizing Service e desabilitar o serviço.

O Tecnoblog procurou o Game Optimizing Service em um Galaxy A52, mas não encontrou o aplicativo. No lugar dele, havia apenas o Game Booster tradicional. Porém, não sabemos se os dois recursos têm as mesmas funções.

Já outro membro da nossa equipe achou o Game Optimizing Service entre os aplicativos instalados em um Galaxy S20 FE e em um Galaxy A32. Nos dois aparelhos, não dá para desativar o serviço por completo, apenas forçar a parada temporariamente. Pelo que parece, nem todos os celulares Galaxy contam com o GOS pré-instalado.

Samsung ainda não se pronunciou sobre o caso

Ninguém sabe o motivo pelo qual a Samsung estaria deixando aplicativos mais lentos nos celulares Galaxy. Há rumores que dizem ser uma forma de poupar bateria ou aumentar a segurança dos usuários. Por enquanto, a Samsung não deu uma resposta clara sobre o caso.

O blog coreano Naver afirma que a fabricante está realizando uma investigação interna para entender o problema. Pelo que parece, a questão é tão séria quanto o caso dos Galaxy Note 7, que podia pegar fogo devido a uma falha de projeto.

Com informações: 9to5Google, AndroidAuthority, XDA Developers.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados