Samsung lança monitores Odyssey e nova geração do projetor The Freestyle
The Freestyle 2nd Gen pode ser usado em "dupla" para formar imagens de 160 polegadas. Monitores Odyssey têm resolução 4K.
The Freestyle 2nd Gen pode ser usado em "dupla" para formar imagens de 160 polegadas. Monitores Odyssey têm resolução 4K.
A Samsung aproveitou a BGS 2023 para anunciar novidades de sua linha gamer no Brasil. São dois monitores e um projetor: o Odyssey Ark 2nd Gen, com 55 polegadas e tela curva, custa R$ 21.499; o Odyssey G9 de 57 polegadas, que funciona como dois monitores UHD lado a lado, custa 18.999; e o The Freestyle 2nd Gen, projetor portátil com Gaming Hub, custa R$ 3.999.
Vamos começar pelos monitores. O Odyssey Neo G9 tem 57 polegadas e um formato ultrawide com altíssima resolução Dual UHD, o que equivale a duas telas 4K lado a lado.
Em termos de desempenho, ele entrega taxa de atualização de até 240 Hz com tempo de resposta de 1 ms, além de contar com AMD FreeSync Premium Pro. O aparelho tem conectividade DisplayPort 2.1, que permite que o monitor funcione em Dual UHD e 240 Hz, e também HDMI 2.1 e USB Hub.
O painel conta com iluminação Quantum Mini LED, que promete melhorar a distinção entre áreas claras e escuras. Para melhorar na imersão, o Odyssey Neo G9 tem os mesmos recursos de iluminação ambiente que outros modelos da linha.
O Odyssey Ark 2nd Gen impressiona pela tela de 55 polegadas, que conta com curvatura de 1000R para criar um efeito panorâmico. O formato 16:9 pode se adaptar para 21:9 e 32:9, como se fosse um monitor de 27 polegadas, de acordo com as preferências do usuário.
Na parte mais técnica, o painel conta com taxa de atualização de até 165 Hz e tempo de resposta de 1 ms, além de suporte ao AMD FreeSync Premium Pro.
O display tem resolução 4K com Quantum Mini LEDs e HDR avançado graças ao backlight de 14 bits. A tela ainda conta com acabamento Matte Display, que absorve a iluminação externa e evita reflexos.
A Samsung destaca as funções de multitarefas do Odyssey Ark 2nd Gen. Com o Multi View, é possível conectar até quatro aparelhos diferentes na mesma tela, como três consoles e um PC — isso pode ser muito útil para quem faz streaming.
Um diferencial do Odyssey Ark 2nd Gen é a opção de usar o monitor na vertical, com o chamado modo cockpit. Nessa configuração, ele consegue exibir até três telas simultâneas.
O aparelho é equipado com o sistema operacional Tizen, o mesmo das smart TVs da Samsung, e a plataforma Gaming Hub, com acesso a serviços de cloud gaming, para jogar mesmo sem console.
Encerrando as novidades, a Samsung também trouxe o projetor The Freestyle 2nd Gen.
A principal novidade é que ele passa a contar com o Gaming Hub da marca, que traz os serviços de cloud gaming Xbox Game Pass e ao Nvidia GeForce Now. Assim, é possível jogar diretamente no projetor conectado à internet, sem precisar de consoles ou downloads.
Além disso, o projetor The Freestyle traz recursos de smart TV, como apps de streaming, e som Premium 360º. Ele também é portátil, com menos de 1 kg e rotação de 180º.
O aparelho conta com calibração inteligente, para entregar boas imagens independentemente do plano de fundo disponível, além de proporção, foco e nivelamento automáticos. O projetor vem também suporte a múltiplos assistentes de voz, com Bixby e Alexa como opções.
Caso você tenha dois The Freestyle 2nd Gen na sua casa, dá para juntá-los e criar uma tela ultra-wide de até 160 polegadas. A Samsung também mudou a lâmpada LED usada no aparelho, que agora dura dez anos, com oito horas de uso diário.
A Samsung anunciou os preços sugeridos do três produtos:
A empresa fará promoções de lançamento para os três produtos, com brindes. Para resgatá-los, é preciso acessar o site Samsung Para Você.
Além da Samsung, a LG também revelou novos produtos durante a Brasil Game Show deste ano.