Samsung: novo identificador de chamadas chega ainda este ano

Projeto da Anatel deve dar mais segurança para ligações de empresas como bancos, financeiras e empresas médicas. Consumidor não pagará nada a mais.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas
Ilustração simula identificador de chamadas do telefone. A tela traz a marca da empresa e o motivo da chamada.
Empresas de telecomunicações iniciam testes do Stir/Shaken em rede aberta (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A Samsung confirmou que implementará o novo identificador de chamadas proposto pela Anatel em seus celulares. Ele stá previsto para chegar no segundo semestre de 2024.
  • O sistema usa os protocolos STIR/SHAKEN e Rich Call Data para melhorar a identificação e validação de chamadas, proporcionando mais informações como o nome da empresa, a marca e o motivo da ligação.
  • O projeto tem objetivo de aumentar a segurança e ajudar a combater golpes como da central telefônica falsa.

A Samsung confirmou ao Tecnoblog que o novo identificador de chamadas proposto pela Anatel chegará aos celulares da marca ainda este ano. A previsão é de que a novidade seja implementada “no segundo semestre de 2024”. A fabricante não informou uma data específica.

Conforme você sabe, a Agência Nacional de Telecomunicações iniciou testes de um novo sistema de identificação e validação de chamadas. Ele tira proveito do protocolo STIR/SHAKEN, que já existe nos Estados Unidos, entre outros países, e do protocolo de Rich Call Data (dados ricos de chamada).

Como será o novo identificador

O funcionamento do novo identificador de chamadas depende da adaptação de aplicativos nativos de telefone – o famoso discador que vem de fábrica no smartphone. No começo do mês, a Motorola informou que começaria a liberar a tecnologia no terceiro trimestre e 2024.

O planejamento da Anatel prevê que os smartphones mostrem o nome da empresa, a marca e o motivo da ligação. Seria uma maneira de dar mais segurança para ligações de bancos, por exemplo. O golpe da chamada falsa estaria com os dias contados, já que o consumidor poderia desconsiderar contatos feitos a partir de números não participantes da iniciativa.

A ABR Telecom, ligada às empresas de telecomunicações, é a responsável por manter um sistema que gerencia o funcionamento do novo sistema. Não haverá custo para os recebedores das chamadas. O investimento será absorvido pelo próprio setor.

Resposta da Samsung

O posicionamento da Samsung não dá detalhes sobre como será a implementação do novo recurso. A Motorola, por exemplo, cita as linhas contempladas e os requisitos mínimos dos telefones (em especial o Android 11).

É de se esperar que as fabricantes concentrem o lançamento inicial nos modelos premium, como o Galaxy S24 e os dobráveis previstos para o segundo semestre – Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6.

E o iPhone?

Ainda não se sabe qual será a postura da Apple. O iPhone dos Estados Unidos atualmente é compatível com STIR/SHAKEN, mas os usuários criticam a forma inócua com que exibe as informações na hora que chega uma ligação.

Igualmente importante no mercado brasileiro, a Xiaomi também não revelou planos para se adequar à iniciativa da Anatel. A participação é voluntária, de acordo com interlocutores na agência.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados