Samsung registra patente de console portátil com tela dobrável

Pedido de registro foi feito há mais de dois anos, mas só saiu no mês passado. Conceito parece mistura de Switch com Galaxy Z Flip.

Giovanni Santa Rosa

A Samsung Display, divisão de telas da gigante coreana, registrou a patente de um aparelho com tela dobrável e controles para games, que parece uma mistura de Galaxy Z Flip com Nintendo Switch.

O processo foi iniciado há mais de dois anos, mas a Samsung Display só obteve o registro há cerca de um mês. A documentação foi enviada para o WIPO, órgão de registro mundial de propriedade intelectual. O site 91Mobiles encontrou o cadastro.

A patente traz figuras de um produto com formato alongado, tela flexível e dobradiça no meio, como o Galaxy Z Flip, o Motorola Razr e outros smartphones do tipo. Nas pontas, ele traz botões e direcionais físicos. Assim como no Switch, eles são invertidos: o direcional fica acima dos botões na esquerda e abaixo na direita.

Um detalhe interessante é que os direcionais analógicos de uma parte do aparelho se encaixam em um espaço deixado do outro lado, permitindo fechar o console totalmente.

Samsung já deu outras pistas de videogames dobráveis

Um videogame dobrável poderia se destacar no mercado, trazendo um tamanho mais compacto que o próprio Switch, Steam Deck e outros concorrentes em potencial. As figuras registradas pela Samsung Display mostram um aparelho fino, que poderia caber no bolso.

No entanto, assim como acontece com outras patentes, a ideia pode nunca se tornar realidade. Até o momento, não há informações sobre um produto deste tipo. Mesmo assim, a divisão de telas da Samsung já fez alguns experimentos com a tecnologia e jogos.

Como lembra o Android Authority, na CES 2023, o estande da empresa tinha um aparelho-conceito com botões, direcionais e tela dobrável. O formato, porém, era diferente: ele parecia um Galaxy Z Fold com joysticks acoplados nas laterais.

Com informações: 91Mobiles, Android Authority

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.