Este satélite está abrindo caminho para observar a Terra em resolução 4K
As câmeras de smartphone vêm evoluindo em uma velocidade impressionante, e muitas são capazes de gravar vídeos em 4K. Por sua vez, as câmeras espaciais evoluem em um ritmo mais lento — mas estão atingindo resoluções maiores.
A empresa britânica Earth-i lançou recentemente um protótipo de satélite capaz de gravar vídeos coloridos em 4K. Ele consegue filmar até dois minutos por vez, capturando objetos em movimento como veículos, navios e aviões.
De fato, a ideia não é gravar vídeos do espaço, e sim da própria Terra. A Earth-i está visando empresas e governos que queiram imagens e vídeos de alta resolução “para melhorar decisões de investimento e negociação, monitorar e rastrear seus ativos, acompanhar mudanças ou atividades em locais críticos, e prever eventos futuros com mais certeza”.
Cada vídeo estará disponível para análise poucos minutos após a captura, melhorando o tempo de resposta em cenários como “detecção de mudanças, identificação de objetos, resposta a desastres e monitoramento de infraestrutura”.
Both solar panels on #VividX2 / Carb-2 #satellite successfully deployed! Commissioning continues…. #space #earthobservation @SurreySat @spacegovuk @ESA_EO pic.twitter.com/n9uphUNplf
— Earth-i (@Earthi_) January 14, 2018
O protótipo de satélite se chama CARBONITE-2 e foi lançado na sexta-feira (12) em um foguete da ISRO, agência espacial indiana. Ele pesa 100 kg e orbita a 505 km acima da Terra, viajando a aproximadamente 25.200 km/h.
Esta não é a primeira câmera espacial que grava vídeos em 4K. A canadense UrtheCast tem um sensor chamado Iris que captura vídeos coloridos em resolução UHD a 3 quadros por segundo, um minuto por vez. Ele já foi utilizado na Estação Espacial Internacional.
No entanto, a Earth-i planeja criar uma constelação de satélites comerciais com resolução 4K. Ela se chamará “Vivid-i” e contará com apoio da Agência Espacial Europeia.