Pouco a pouco, os vídeos em 360 graus vêm ganhando popularidade, graças ao investimento de grandes empresas em realidade virtual. No entanto, eles exigem uma câmera especializada para serem gravados. Uma fabricante chinesa quer que smartphones também sejam capazes de criá-los.

O Engadget deu uma olhada na pequena câmera de 360 ​​graus criada pela Wuhan HT Optical, que se encaixaria confortavelmente em um smartphone com até 7,6 mm de espessura. (O Galaxy S8, por exemplo, tem 8 mm de espessura.)

A câmera tira fotos de 16 megapixels e grava vídeos em resolução 4K — basicamente o mesmo que a Samsung Gear 360 é capaz de fazer, mas sem exigir um dispositivo separado.

Uma preocupação é o formato mais curvo dessa câmera, que entrará em contato com superfícies em que você colocar o smartphone. Um executivo da HT Optical diz ao Engadget que as lentes terão um revestimento para aguentar arranhões e riscos.

O componente foi demonstrado na feira MWC Shanghai. Ele deve dar as caras em smartphones da fabricante ProTruly, que serão lançados no final de julho apenas na China, com preços a partir de US$ 500.

A ProTruly lançou em dezembro dois smartphones com câmera 360° embutida, mas eles são muito compridos para acomodar o componente. Enquanto isso, o Essential Phone — criado com apoio do pai do Android — tem conectores magnéticos para acessórios, e um deles é uma câmera 360°.

Pouco a pouco, será mais fácil criar vídeos esféricos com o smartphone; a HT Optical acredita que isso vai acontecer nos próximos dois anos.

Com informações: Engadget, PhoneArena.

Leia | Como funciona a lente periscópio na câmera de smartphones

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.