Sony apresenta Alpha 7S, uma mirrorless full-frame com saída de vídeo 4K e ISO até 409600
Depois de lançar as Alpha 7 e Alpha 7R, duas mirrorless com sensores full-frame e lentes intercambiáveis que foram bastante elogiadas nos reviews, a Sony apresentou neste domingo (6) a nova Alpha 7S, uma câmera que se diferencia das anteriores por possuir saída de vídeo em 4K e altíssima sensibilidade ISO, de até 409600.
Repare que eu usei o termo “saída de vídeo em 4K”. Isso porque a Alpha 7S não é capaz de gravar os gigantes filmes de 3840×2160 pixels diretamente no cartão de memória: a câmera precisa ser conectada a um equipamento externo, como um gravador de vídeo com armazenamento em SSD, para transmitir vídeo sem compressão através da porta HDMI. Não dá para ter tudo em um corpo compacto de 446 gramas, afinal.
Para quem não precisa de tanta resolução ao gravar vídeos, é possível filmar em 1080p a 60 fps com formato XAVC S (bitrate de 50 Mb/s) em um cartão SDXC classe 10 ou superior. A Alpha 7S também pode gravar em 720p a 120 fps, o que permite gerar vídeos com efeito de slow motion. Diz a Sony que, com o S-Log2, o alcance dinâmico aumenta em até 1.300%, para minimizar a perda de detalhes em áreas de sombra ou estouros em regiões muito claras.
Este vídeo em 4K divulgado pela Sony mostra exemplos de fotos da Alpha 7S:
Na parte de fotografia, temos um sensor full-frame com resolução de 12,2 MP. A sensibilidade ao tirar fotos pode ir de ISO 50 até ISO 409600 no modo estendido. Assim como na Nikon D4s, o ISO mais alto certamente irá gerar imagens com bastante ruído, mas há a possibilidade de tirar fotos em pouquíssima luz com altíssima velocidade, caso seja realmente necessário — nesta galeria, há uma foto tirada à noite com f/11 e 1/640 segundo com a D4s.
A Alpha 7S tem ainda Wi-Fi 802.11n e NFC para transferir fotos de maneira prática; tela móvel LCD de 3 polegadas; modo de disparo contínuo que tira 2,5 fotos por segundo (ou até cinco no modo de prioridade de velocidade); e conexão proprietária da Sony para conectar microfones externos profissionais. Com a tela ligada, a bateria aguenta até 380 disparos. O encaixe é o E-mount, mas, como as lentes das NEX não são adaptadas para full-frame, as novas Alpha cortam as imagens automaticamente.
A Sony ainda não divulgou o preço da Alpha 7S, nem quando ela começará a ser vendida. Como só o corpo da Alpha 7R foi lançado por US$ 2,3 mil, podemos esperar algo não muito barato.
Com informações: Imaging Resource.
Leia | O que é uma imagem RAW? Entenda as vantagens de fotografar nesse formato