Surface Laptop Studio 2 da Microsoft traz RTX 4060 e Intel de 13ª geração
Novo notebook topo de linha da Microsoft promete resolver problemas da geração passada, trazendo mais desempenho até contra os MacBooks
Novo notebook topo de linha da Microsoft promete resolver problemas da geração passada, trazendo mais desempenho até contra os MacBooks
A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (21) o Surface Laptop Studio 2, um novo notebook topo de linha voltado para trabalho. O dispositivo tem entre as opções de configuração a GPU RTX 4060 e até 64 GB de memória RAM — usando pentes LPDDR5x. Nos Estados Unidos, o Studio Laptop 2 chega a partir de US$ 1.999 (R$ 9.834,68 em conversão direta).
O notebook foi o primeiro produto Surface apresentado desde a saída de Panos Panay, diretor da divisão. A segunda geração da linha Laptop Studio tem um objetivo claro: corrigir o desempenho do seu antecessor. O primeiro notebook da série decepcionou na relação entre preço e performance.
Hoje, a Microsoft até botou o Surface Laptop Studio 2 do lado de um MacBook Pro com M2 Max para provar a evolução de desempenho — talvez por isso o evento não foi transmitido ao vivo… Vai que o teste com o Blender saísse errado.
O Surface Laptop Studio 2 é equipado com o processador Intel i7-13700H (13ª geração) — aqui o cliente não tem escolha, mas é um baita chip. Para as GPUs, o notebook pode ser equipado com a GeForce RTX 4050, GeForce RTX 4060 ou RTX 2000 (linha das placas para workstation).
Para a memória RAM, a Microsoft oferece três configurações 16 GB, 32 GB ou 64 GB. O armazenamento também tem três opções: 512 GB, 1 TB ou 2 TB — todos usando SSD removível.
A Microsoft botou o Surface Laptop Studio 2 em um teste “cara a cara” contra um MacBook Pro equipado com o chip M2 Max, feito pela própria Apple. Os dois notebooks tiveram que renderizar uma imagem no Blender. No teste, o Studio 2 levou 37,4 segundos para terminar a tarefa, enquanto o rival levou 1 minuto e 12 segundos.
A ideia de botar os dois produtos no palco para testar é bem mais divertida que mostrar só uma tabela. No entanto, precisa de mais transparência — isso só as futuras análises vão mostrar.
No design, o Surface Laptop Studio 2 não muda nada da geração passada. A tela continua medindo 14,4 polegadas. E o usuário pode optar por usar o notebook com a tela curvada sobre o teclado, utilizando apenas o touchscreen e touchpad, como tablet ou do jeito “tradicional”.
Com informações: The Verge